Rafael Nadal vence holandês e vai às quartas de Wimbledon

Enfrentando o holandês Botic Van De Zandschulp, espanhol mostrou estar afiado em busca o tricampeonato na grama inglesa

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Rafael Nadal em confronto com Botic Van De Zandschulp — Foto: Shaun Botterill/Getty Images

Rafael Nadal manteve vivo o sonho do tricampeonato de Wimbledon. Bateu o holandês Botic Van De Zandschulp nas oitavas de final do torneio britânico por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/2 e 7/5, em 2h21 de partida.

+ Leia mais sobre tênis

"É uma caminha positiva. Poder estar nas quartas de final de Wimbledon é incrível para mim depois de tudo que eu passei", afirmou o espanhol em quadra.

As quartas de final reservam a Rafa Nadal um confronto o americano Taylor Fritz, de 24 anos, que venceu o australiano Jason Kubler por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/1 e 6/4, nesta segunda-feira. Fritz ainda não perdeu um set sequer em Wimbledon 2022.

Campeão do Australian Open e de Roland Garros nesta temporada, o espanhol busca fazer o grand slam, ou seja, vencer os quatro majors no mesmo ano, pela primeira vez na carreira. Ele é o recordista de títulos entre os homens, com 22.

O jogo

Nadal começou a partida mostrando já estar completamente readaptado às quadras de grama. O espanhol teve uma chance de quebra logo no segundo game da partida, mas Van De Zandschulp conseguiu se salvar. O holandês, porém, não conseguia jogar nos serviços do rival.

Botic tinha seu bom saque como a arma nos momentos de pressão, foram 6 aces totais para ele apenas no primeiro set. Porém, no momento crucial o serviço deixou ele na mão. Com 5/4 para Rafa, o holandês cometeu um dupla falta, cedeu um duplo set point para o recordista de grand slams que aproveitou a oportunidade para fechar a primeira etapa.

Pela primeira vez na partida, Botic Van De Zandschulp teve a chance de quebra logo na abertura do segundo set, mas não soube aproveitar. Diferentemente de Rafael Nadal. No game seguinte, o espanhol novamente ganhou no saque do rival, já começando a segunda etapa com 2/0 de frente.

Assim como na primeira etapa, Van De Zandschulp falhou no saque na hora decisiva. Com vantagem de 5/2 para o Touro Miúra, o holandês salvou dois break points, mas cedeu um terceiro no empate e cometeu uma dupla falta, dando o 2 x 0 ao número 4 do mundo.

O abatimento que Botic mostrou no fim do segundo set não se traduziu no jogo no começo do terceiro. Logo no game de abertura, teve a chance de quebra e aproveitou, largando na frente. Mas a resposta de Nadal foi imediatada.

Com uma linda paralela de backhand, se colocou em posição de quebrar e garantiu o triunfo com uma batida cruzada de canhota sem chance para o adversário. Em apuros, o holandês ainda sofreu nova quebra no sexto game, dando a vantagem para Rafael encaminhar a vitória.

Quando teve a chance de sacar para a vitória, Rafael Nadal falhou. O espanhol sofreu a segunda quebra da partida e cedeu o empate ao holandês. Van De Zandschulp conseguiu levar o set para o desempate.

O Touro Miúra chegou a ter três match points, mas perdeu todos eles. Na sequência, conquistou mais um e, dessa vez, garantiu a vitória por 8 a 6 no tiebreak, fechando a partida.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE