Operação Silent Hill, desenvolvida na Operação SULMaSSP que visa combater organizações criminosas com ramificações em, RS, SC, PR, MS e SP, movimenta cidades no estado


Foto: reprodução

Entre os meses de janeiro e março de 2023 uma sequência de homicídios e tentativas de homicídio geraram tensão na cidade de AMAMBAI -MS e causando sensação de insegurança na população, sendo eles com características de atuação semelhantes.

Com isso, realizando um trabalho minucioso de investigação a DEFRON identificou traços de atuação de duas organizações criminosas distintas vindo a aprofundar as apurações em relação aos envolvidos e as atividades das organizações. Foi constatada a prática de crimes como tráfico de drogas, inclusive com a utilização de armas de fogo e a contratação de agentes armados para que praticassem homicídios contra seus rivais.

As investigações identificaram que a causa dos homicídios era a disputa de controle de pontos de venda de drogas pelas organizações criminosas que atuam naquele município, com ramificações em outros Estados da Federação.

Desse modo, na manhã de hoje, dia 07/11/2023, a Defron realizou operação policial visando coibir essas organizações criminosas, ocorrendo o cumprimento de mandados de busca e apreensão e a prisão em flagrante de pessoas que estavam infringindo a lei.

A Operação foi coordenada pela DEFRON e contou com a presença de 39 equipes da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, oriundas do DPI, DPC DPE, 4 equipes do DOF, apoio aéreo do helicóptero da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Mato Grosso do Sul, contando também com a participação da Polícia Civil do Paraná (cidade de Toledo), a Polícia Civil de Santa Catarina (cidade de Xaxim) e a Polícia Civil do São Paulo (cidade de São José do Rio Preto). Ao todo foram empregadas 49 viaturas e mais de 200 policiais envolvidos.

Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão nas cidades de Amambaí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Tacuru, Dourados, Xaxim-SC, Toledo-PR, e São José do Rio Preto/SP.

Preliminarmente foram apreendidos diversos aparelhos celulares e dispositivos eletrônicos, entorpecentes, 3 revolveres (calibre 32 e 38), 2 pistolas calibre 9mm, 3 fuzis (calibre 22 e 9mm), diversos documentos, joias, quase 3 milhões em folha de cheque e cerca de 32 mil reais em dinheiro. Foram registrados 5 autos de prisão em flagrante, resultando na prisão de 9 pessoas, por porte e posse de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito e tráfico de drogas.

Agora a investigação prossegue e todo o material apreendido será analisado visando identificar novos envolvidos.

O nome da operação faz referência à série de Jogos eletrônicos onde a pacata cidade fictícia de SILENT HILL é dominada por criaturas do submundo durante a noite e a trama se desenvolve com o personagem principal descobrindo as circunstâncias e as causas da presença daquelas criaturas, com a participação de algumas pessoas da sociedade, nos mesmos moldes do que vinha ocorrendo no município de Amambai/MS.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE