Em busca do corpo perfeito, mulheres vivem a “ditadura da beleza'

Dietas, remédios e tratamentos estéticos milagrosos são alguns atalhos escolhidos pelas mulheres na busca do corpo perfeito

| INFORMATIVOMS / O PROGRESSO


Crédito: Divulgação

Dietas, remédios e tratamentos estéticos milagrosos são alguns atalhos escolhidos pelas mulheres na busca do corpo perfeito. A chamada ‘ditadura da beleza’ imposta na sociedade é prejudicial para a saúde feminina, pois faz com que as mulheres se submetam a qualquer procedimento para se ‘aceitarem’ e serem ‘aceitas’.

Em Dourados, a nutricionista Raphaela Tolotti alerta sobre o perigo da ‘ditadura da beleza’ e os transtornos alimentares mais comuns entre as mulheres. Veja:

“A sociedade precisa parar de associar aparência física, no caso, ser magro, com saúde! Tem muitas pessoas que são magras doentes, pois não ingerem os nutrientes necessários que o corpo precisa” - Raphaela Tolotti (Nutricionista)

Ser magra é sinônimo de saúde?

Raphaela Tolotti -Não, a sociedade precisa parar de associar aparência física, no caso, ser magro, com saúde! Tem muitas pessoas que são magras doentes, pois não ingerem os nutrientes necessários que o corpo precisa, não tem uma alimentação balanceada, não fazem exercícios e tem hábitos prejudiciais. Por ser magro, muitas vezes a pessoa acaba levando uma vida desregrada, uma vez que em sua cabeça tem a ideia de que ser magro é ter saúde. Todos devem estar atentos em relação à sua dieta. Esteja acima do peso ou não, manter uma dieta equilibrada é muito importância para manutenção da saúde.

Como lidar com a cobrança pelo corpo perfeito?

Raphaela Tolotti - Hoje em dia as mulheres que têm um corpo magro, barriga sarada e pernas e glúteos torneadas são o padrão que a mídia chama como corpo perfeito, o sonho feminino, o ápice do sucesso! Essa ditadura da beleza impulsiona as indústrias de cosméticos, tratamentos para o corpo, dietas exageradas e várias outras medidas para se “adequar” a esse modelo. A mulher se sente pressionada e se submete a qualquer procedimento para se amar, se aceitar, recuperar a auto estima, ser digna perante a sociedade . O que deve ser levada em consideração é a sua própria felicidade e não algo que venha a agradar o que os outros desejam. Se livre desse padrão! Busque sempre ser sua melhor versão para agradar a si mesmo!

Até que ponto a busca pela perda de peso pode ser considerada uma atitude saudável?

Raphaela Tolotti - Até o ponto que não afete sua saúde física e mental, é completamente normal você querer buscar uma vida nova, ter mais saúde, ter um físico mais torneado e que te agrade, porém existe o caminho certo e o errado! O errado sempre vai ser o que te oferece “ milagres” pois não existe atalhos! Não existe dietas, remédios e tratamentos estéticos milagrosos! O caminho certo que você deve seguir é mudança no estilo de vida: reeducação alimentar (sem precisar passar fome, apenas comendo os alimentos certos) combinado a exercício físico.

O que são transtornos alimentares?

Raphaela Tolotti - Os Transtornos Alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo, à obesidade ou outros problemas físicos.

Quais os principais tipos e características comuns?

- Anorexia

Se caracteriza pela recusa do indivíduo em manter um peso mínimo esperado para a idade e a altura, aonde ela recusa o alimento pelo medo excessivo em ganhar peso, e pela distorção do que vê no espelho.

- Bulimia

Caracterizado por compulsões alimentares periódicas ou seja ingestão de uma grande quantidade de comida em um curto espaço de tempo e em seguida por culpa  induzem vômitos, usam laxantes ou diuréticos, práticam exercícios em excesso, isso para evitar o ganho de peso.

- Vigorexia

Caracterizado como uma patologia obsessivo-compulsiva, a Vigorexia se caracteriza pela obsessão por músculos, compulsão aos exercícios e pelo consumo de substâncias que prometem o aumento da massa muscular (como anabolizantes). Apresentam uma percepção distorcida da imagem corporal.

Pessoas que evitam a todo custo engordar podem ter anorexia e bulimia?

Sim. A pressão por manter-se magro, para atender à um padrão estético aliada à presença de uma baixa autoestima, tornam o indivíduo mais propenso à desenvolver um quadro de Anorexia ou Bulimia.

Qual papel do nutricionista nos tratamentos dos transtornos alimentares?

Papel fundamental, já que buscamos restaurar o comportamento alimentar adequado, e chegar ao peso considerado normal para a idade e a altura. O objetivo do tratamento nutricional é tira-lo daquele quadro crítico, restaurando a saúde e qualidade de vida do indivíduo.

O importante é restaurar o relacionamento saudável da pessoa com os alimentos, para ela voltar a ter prazer em se alimentar, ser feliz comendo, enxergando a importância dos nutrientes para seu corpo, enxergando a sua verdadeira imagem no espelho, sem distorções!

Processo de autoaceitação é difícil, afirma psicóloga

“Autoestima é a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade, é a satisfação com o que somos, é autoconfiança e reconhecimento do nosso próprio valor” - Tatiana Schnorr (Psicóloga)

. “Esse processo se torna difícil, pois precisamos abandonar velhas ideias e preconceitos sobre nós mesmos, lidando e desfazendo anos e anos de rotulagem social. A sociedade impõe padrões de beleza que nem sempre se consegue alcançar, e o pior de tudo, influencia-nos a acreditar que é fácil e possível, mas não é. A pessoa com um estado emocional desestruturado tende a acreditar em falsas promessas, o que só torna mais dificultoso o processo de auto aceitação, afirmou a psicóloga Tatiana Schnorr. Pela visão psicológica autoestima é a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade, é a satisfação com o que somos, é autoconfiança e reconhecimento do nosso próprio valor. Para a sociedade, de uma forma geral, autoestima está muito mais associada a questões de estéticas do que a qualquer outro elemento. De acordo com a psicóloga, os fatores mais comuns para a elevação da autoestima são: autoconhecimento, confiança em si mesma, auto aceitação, autovalorização, a prática do amor próprio e o autocuidado. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE