Secretário Especial promete audiência pública para discutir insegurança em área de conflito

As autoridades fizeram um sobrevoo sobre a área da fazenda Boa União e depois o presidente interino da FUNAI esteve na sede da Polícia Federal

| INFORMATIVOMS / ANTONIO COCA


Foto: Márcio F. Neto - informativoms

Depois de várias horas de reunião com representantes de ruralistas e com produtores rurais de Dourados, o secretário Especial Assuntos Fundiários do governo da presidência da República, Luiz Antônio Nabhan Garcia, deixou a cidade prometendo a realização de uma Audiência Pública para discutir os últimos conflitos envolvendo a disputa por terras entre índios e fazendeiros aqui no Mato Grosso do Sul.
Durante o encontro que aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Dourados, Nabhan prometeu também mais segurança tanto para os indígenas como para os proprietários rurais das áreas onde existem as disputas por território.
Ainda de acordo com o representante do Governo Federal, a audiência terá a participação do Congresso Nacional. Como a reunião foi somente com a presença dos ruralistas os índios devem ser ouvidos em outra oportunidade. Não se sabe se o presidente interino na Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o delegado da Polícia Federal Alcir Teixeira Gomes, manteve encontro com a liderança dos índios que cobram a demarcação da área denominada por eles como Nhú Verá e que foi palco de um confronto na semana passada onde quatro indígenas e um segurança ficaram feridos. O segurança e um índio continuam internados no Hospital da Vida em Dourados.
As autoridades fizeram um sobrevoo sobre a área da fazenda Boa União e depois o presidente interino da FUNAI esteve na sede da Polícia Federal, mas o que assunto da reunião dele com os delegados da PF não foi divulgado. Uma das possibilidades é a volta dos homens da Força Nacional para Dourados, mas isso não foi confirmado pelas autoridades. O envio de tropas federais para o município depende de um pedido do governador Reinaldo Azambuja que foi representado na reunião pelo secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa que deverá fazer um relatório do que foi discutido que será enviado ao governador.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE