UCP realiza Seminário de Iniciação Cientifica em Pedro Juan Caballero

| INFORMATIVOMS / ANTONIO COCA


Foto: reprodução

Profissionais de saúde e estudantes de medicina participaram no final de semana do Primeiro Seminário de Iniciação Cientifica que teve como tema “Tecnologias e Humanização em Ciências da Saúde. O evento realizado no Centro Tecnológico da Universidade Central do Paraguai (UCP) contou com a presença da prefeita de Pedro Juan Caballero Carolina Yunis Acevedo que foi ver de perto os avanços dos estudos desenvolvidos pela instituição dentro do Departamento de Pesquisa e Extensão.
Entre os palestrantes estiveram Eduardo Quintana, jornalista científico, colunista e editor; Ellen Biavatti Algeri, enfermeira, especialista em ensino universitário, urgência e emergência, mestre em Gestão e Inovação em Saúde, doutora em enfermagem; e Rodrigo Ramos, psicólogo clínico com pós-graduação em mediação de conflitos e psicologia humanista, mestre em psicologia social.

Os assuntos tratados foram de grande importância na capacitação dos profissionais e na formação acadêmica dos futuros médicos. De acordo com Ellen Biavatti Algeri, “A iniciativa da universidade (UCP) parece-me importante, a investigação é o caminho ideal para os profissionais, este seminário é o primeiro de muitos que devem ser oferecidos e serão um norte na carreira daqueles que escolheram ser profissionais da saúde. Uma atividade que a cada dia exige mais conhecimento e capacitação”, acrescentou a enfermeira.

“Este é um marco impressionante, não apenas para Pedro Juan Caballero, para o Departamento de Amambay, mas para todo o Paraguai. Significa que a cultura científica que ainda está engatinhando no país chega até aqui dando aos jovens estudantes de medicina a oportunidade mostrar e serem avaliados pelo que estão fazendo dentro da universidade”, disse Eduardo Quintana.

O Seminário de Iniciação Científica que começou na sexta-feira (1) terminou no sábado (2) com a apresentação dos trabalhos científicos e as defesas de suas teses e conclusões por parte dos universitários que participaram do evento.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE