Bia Haddad Maia é eliminada nas chaves de duplas em Wimbledon

Ao lado da polonesa Magdalena Frech, brasileira perde nas oitavas de final. Em duplas mistas, também sofre derrota com Bruno Soares. Nas duplas masculinas, Rafael Matos está fora

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Beatriz Haddad Maia em ação em Wimbledon — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

A brasileira Bia Haddad Maia, ao lado da polonesa Magdalena Frech, está fora do torneio de duplas em Wimbledon. A australiana Ellen Perez e a americana Nicole Melichar-Martinez, cabeças de chave número 10 na chave de duplas, venceram por 2 sets a 0 (6/1 e 6/1), em jogo pelas oitavas de final.

Bia ainda voltou à quadra neste domingo para o jogo de duplas mistas. Com Bruno Soares, ela enfrentou a canadense Gabriela Dabrowski e o australiano John Peers e também foi eliminada: 2 sets a 1, com 4/6, 6/3 e 6/0.

+ Federer, Venus...Wimbledon homenageia constelação do tênis

O jogo

Logo no primeiro game, Bia e Frech tiveram duas chances de quebra no serviço adversário, da americana, mas Perez e Melichar-Martinez conseguiram manter o game, abrindo 1/0. A polonesa foi para o saque, mas as adversárias chegaram à quebra: 2/0. Com Perez sacando, sua dupla ampliou para 3/0. Chegou a vez de Bia ir para o serviço. Com direito a lob da brasileira num ponto, sua parceria, enfim, conseguiu ganhar um game: 3/1. Melichar-Martinez confirmou o game, no saque (4/1). Novamente com Frech sacando, as rivais tiveram break points, o game - o mais longo do jogo até então - chegou a ter sete igualdades, e, no fim, Perez e Melichar-Martinez alcançaram nova quebra: 5/1. A australiana, no saque, fechou o primeiro set em 6/1.

O segundo set começou com Bia no serviço - e a liderança pela primeira vez no jogo: 1/0. No terceiro game, mais uma vez com Frech no saque, a australiana e a americana tiveram a terceira quebra na partida com a polonesa sacando, virando o set para 2/1. Na sequência, ampliaram para 3/1, com Melichar-Martinez confirmando o ponto no saque, e para 4/1 - desta vez, quebrando o serviço de Bia, que cometeu duas duplas faltas. Sem dificuldades, chegaram aos 5/1 e conseguiram a quarta quebra no saque de Frech para fechar o set 6/1 e o jogo em dois sets.

Em duplas, no ranking pré-Wimbledon, Bia Haddad Maia aparecia na 26ª posição. Na grama inglesa, Bia e Frech estrearam com vitória diante da dupla formada pela tcheca Lucie Hradecka e pela indiana Sania Mirza por 2 sets a 1. Na segunda rodada, superaram a eslovaca Viktória Kuzmova e a holandesa Arantxa Rus também por 2 a 1.

Em simples, Bia foi eliminada na estreia em Wimbledon ao perder para a eslovena Kaja Juvan por 2 sets a 1. A brasileira estava na 28ª colocação no ranking de simples, atualizado antes do Grand Slam londrino. É a melhor classificação de uma tenista do país desde a criação do ranking. Na temporada de grama, Bia ganhou seus dois torneios de simples na WTA: Nottingham e Birmingham.

Até então, o melhor desempenho de uma brasileira pertencia a Maria Esther Bueno, 29ª em 1976. A lenda do tênis brasileiro foi considerada a número 1 do mundo entre os anos 1960 e início da década de 70, mas na época a WTA, entidade que gere o tênis feminino, não existia, e o ranking mundial não era oficial.

Rafael Matos também está fora

Pelas oitavas de final das duplas masculinas, Rafael Matos e o espanhol David Vega Hernández foram eliminados neste domingo também. Eles perderam, de virada, para o americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury por 3 sets a 1 (4/6, 6/4, 6/3 e 6/4). Ram e Salisbury são os primeiros cabeças de chave em Wimbledon - a dupla do brasileiro era a 16º.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE