Artilheiro e carrasco de rival: por que Benedetto é maior perigo do Boca contra o Corinthians

Com boa média de gols em 2022, atacante enfrenta Timão nesta terça com histórico na Libertadores: já desbancou o Palmeiras e virou meme em final contra o River

| GLOBOESPORTE.COM / HENRIQUE TOTH


Benedetto em ação pelo Boca Juniors — Foto: Daniel Jayo/Getty Images

Darío “Pipa' Benedetto voltou ao Boca Juniors com o faro de artilheiro em dia. O atacante é a principal arma dos argentinos, adversários do Corinthians nesta terça-feira, na Bombonera, às 21h30 (de Brasília), pela fase de grupos da Libertadores. Um torneio que o centroavante conhece bem.

Com nove gols marcados, o jogador de 31 anos conseguiu alcançar uma marca que atingiu na temporada de 2016/17, quando marcou a mesma quantidade em 14 jogos. O levantamento foi feito pelo Diário Olé. Agora, Benedetto já soma 16 partidas.

Os números mostram a importância do centroavante para o Boca. Benedetto vem em uma sequência de nove jogos em campo. Em apenas uma não começou atuando, na derrota contra o Corinthians. Nas outras oito partidas em que foi titular, marcou na metade delas – seis gols.

Nas últimas duas partidas, porém, o atacante não balançou a rede. Mas isso se passa também pelo desempenho do time por completo.

No último sábado, o Boca Juniors avançou para a final do Copa da Liga Argentina ao bater o Racing nos pênaltis. Mas o que mais se destacou foi uma estatística: o Boca não chutou ao gol durante o tempo regulamentar.

Os adversários até tiveram mais chances de ganhar, mas a defesa que levou apenas 16 gols em 21 jogos conseguiu se segurar. São cinco jogos seguidos sem sofrer gols.

Como o Boca avançou? Valera, volante do time, trouxe o peso da camisa na discussão. Na imprensa argentina, foi destacado o espírito de imposição em campo, e criticado o desempenho da equipe, que pode jogar melhor.

Na temporada, em 21 jogos, o Boca marcou 28 gols e sofreu 16. O Corinthians, para efeito de comparação, marcou 37 e sofreu 21 em 26 partidas.

"Hierarquia" e meme

A foto abaixo e os números de Benedetto podem resumir a trajetória do atacante no Boca Juniors até aqui. O clique foi feito na final da Libertadores de 2018, entre Boca e River Plate, no jogo disputado na Espanha.

Depois de fazer o primeiro gol do jogo, Benedetto saiu provocando Montiel, lateral rival, e a careta do argentino viralizou. No final da partida, virou meme, já que o River conquistou o troféu vencendo por 3 a 1.

– Como todo o time de 2018, que carrega um peso grande pela derrota em Madrid, ele ficou marcado. O Benedetto virou meme, aquela careta que ele faz. Então foi necessário ele sair do Boca por um tempo. Mas a passagem dele na França é considerada um fracasso, e acabou perdendo espaço na seleção argentina – explica Raphael Sibilla, repórter da Globo baseado em Buenos Aires.

Mas fato é que Benedetto é querido pela torcida do Boca Juniors e é considerado por muitos, seja imprensa ou torcedores, o melhor centroavante do clube desde a aposentadoria de Palermo, em 2011. São mais de 50 gols marcados somando as duas passagens de Pipa.

A camisa nove do Boca passou pelas mãos de atacantes como Calleri e Ábila, mas nenhum conseguiu corresponder à altura. O que Benedetto traz é a "hierarquia".

– Como se diz aqui na Argentina, eles (Ábila, Calleri e outros centroavantes) não tinham a hierarquia que o Benedetto tem. A presença na área, a forma que enche o saco dos zagueiros, sempre incomoda os adversários, tira eles do sério. Ele tem essa função em campo também.

Carrasco do Palmeiras

O corintiano, nesta terça-feira, revê também um jogador que deu alegrias em 2018, quando Benedetto foi o responsável por eliminar o Palmeiras da Libertadores daquele ano na semifinal.

No jogo da ida, na Bombonera, o atacante entrou no segundo tempo para marcar dois gols e dar a vitória ao Boca por 2 a 0. No Allianz Parque, fez o segundo, que decretou o 2 a 2 e a vaga na final.

Duelo com João Victor

No primeiro jogo entre Corinthians e Boca pela fase de grupos deste ano, Benedetto era dúvida, mas entrou durante o segundo tempo da partida.

O atacante não criou quase nada, além de uma discussão com João Victor. Em uma disputa, o zagueiro corintiano derrubou Zeballos, e Benedetto foi tirar satisfação, tentando provocar jogador do Corinthians.

Depois do bate-boca, o jogo seguiu rolando. Mais para frente no segundo tempo, o zagueiro corintiano desarmou o atacante, puxou para a lateral e sofreu o carrinho por trás. Benedetto, que já tinha um amarelo, quase foi expulso.

Clique aqui, baixe o app e tenha o Timão na palma da sua mão!

O podcast ge Corinthians está disponível nas seguintes plataformas:



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE