Bolsonaro passeia com jet-ski em Brasília durante 'lanchiata' com apoioadores

Presidente disse que só "imbecil" ou "psicopata" afirma serem antidemocráticas as manifestações em apoio a ele

| CORREIO DO ESTADO / DA REDAçãO


Neste domingo (15), durante agenda em Brasília , o atual presidente, Jair Bolsonaro, pilotou uma moto em visitas ao comércio da capital federal e jet-ski durante ato pró-governo no Lago Paranoá. Alguns barcos cobravam de R$ 60 a R$ 150 para acompanhar a manifestação. Havia desconto para quem estivesse com roupas das cores da bandeira do Brasil.

Conforme agência Folhapress, entre uma agenda e outra, Bolsonaro disse que só 'imbecil' ou 'psicopata' afirma serem antidemocráticas as manifestações em apoio a ele realizadas no 7 de Setembro de 2021, com raiz golpista, e no último 1º de maio.

'Um maluco levanta uma faixa lá: AI-5, existe AI-5? Tem que ter pena do cara', disse ele, ao ser questionado sobre ataques ao Congresso e ao Judiciário registrados em manifestações governistas.

'Só um psicopata ou um imbecil para dizer que os movimentos de 7 de Setembro e 1º de Maio atentam contra a democracia. Quem diz isso é um psicopata ou imbecil', declarou Bolsonaro.

O presidente também minimizou pedidos intervenção militar feito por seus apoiadores. 'Está atentando contra a democracia quem falar de 'Forças Armadas, faça isso, faça aquilo?''

'Eu sou chefe das Forças Armadas. Acha que um maluco vai levantar uma faixa e vou para lá? Para de ser ingênuo', disse ainda Bolsonaro.

ações

Com concentração marcada para 9 horas, os bolsonaristas - segundo Estadão Conteúdo - demoraram a chegar, e o número de lanchas e motos aquáticas no Lago Paranoá só começou a aumentar perto do meio-dia.

Conforme a agência, os veículos aquáticos, no geral, estavam cheios e exibiam bandeiras do Brasil. Algumas pessoas fizeram, até mesmo, churrasco em suas embarcações, com um homem erguendo o braço para mostrar um pedaço de carne na ponta do garfo, num momento de alta no preço dos alimentos.

De acordo com dados do Ministério do Turismo divulgados em 2021, Brasília tem a quarta maior frota náutica do País, com mais de 55 mil embarcações registradas.

Antes de ir à 'lanchaciata', Bolsonaro andou de moto e foi a feiras em Brasília. Apoiadora do presidente, a turista Nair Tillman, 73 anos, estava pela manhã nas proximidades da Ponte JK, onde ocorria a concentração para a 'lanchaciata', na esperança de ver Bolsonaro.  

'Com ele, eu entro até debaixo d'água', brincou, ao dizer que só subiria numa embarcação se fosse para falar com o presidente.

O slogan do cortejo náutico, 'Pela liberdade no Brasil', foi o mesmo usado por apoiadores de Bolsonaro para defender o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

O presidente conversou com apoiadores e a imprensa na Praça dos Três Poderes. 'Tem que ter pena dessas pessoas, não querer prender. Usar o seu poder para humilhar, tirar liberdade, multar a pessoa', disse o presidente, nesta praça, sobre os pedidos golpistas.

Bolsonaro tem criticado decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra apoiadores do governo.

No começo da tarde, o presidente pilotou por poucos minutos um jet-ski da Marinha em ato chamado de lanchaciata por seus apoiadores.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE