Primeira de sete audiências da Nova Ferroeste começam amanhã (16) em Dourados

Projeto é parceria de Paraná com o Governo de MS e será colocado para leilão na B3

| CORREIO DO ESTADO / DA REDAçãO


Leilão na B3 é a última etapa do projeto, iniciado ainda em 2019 - Divulgação

Começa amanhã (16), às 19h, em Dourados - distante 229 km de Campo Grande -, a primeira audiência pública que servirá para apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste, idealizado pelo Governo do Paraná em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul.

No total serão sete audiências que o município receberá o diálogo dos técnicos envolvidos no projeto. Vale ressaltar que Maracaju (distante 90 km de Dourados) será o ponto de partida da estrada de ferro que vai percorrer oito cidades do Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá, no Litoral.

Luiz Henrique Fagundes é coordenador do Plano Estadual Ferroviário e diz que é 'fundamental' que a sociedade contribua com o processo de licenciamento desse projeto de infraestrutura 'que vai influenciar a vida de milhões de brasileiros nas próximas décadas'.  

As audiências públicas são etapas do processo de licenciamento ambiental prévio do projeto. De acordo com o Governo do Estado, para a primeira semana estão programados três encontros: Dourados (16), Guaíra (18) e Cascavel (19).  

Em seguida, acontecem as audiências de Paranaguá (23), São José dos Pinhais (24), Guarapuava (26) e Irati (27). Vale ressaltar que todas as audiências podem ser acompanhadas a distância.  

Mato Grosso do Sul, atualmente, exporta praticamente 40% de toda produção pelo Porto de Paranaguá, de acordo com o secretário de Estado da Produção, Meio Ambiente, desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar Jaime Verruck.

'O objetivo de tudo isso é dar competitividade ao projeto deve ser finalizado agora. A intenção é de que ainda no segundo semestre a gente possa colocar para leilão na B3 para que busque os investidores interessados e será um investimento privado', expõe o titular da Semagro

Pelos canais de comunicação (um número de 0800, mensagens por WhatsApp e o site oficial), criados para os encontros, até a quinta-feira (12) foram 4.500 acessos, com e sem interação, como envio de perguntas ou inscrição para o transporte gratuito ou agendamento da transmissão ao vivo das reuniões.

Através do site, a população encontra  os resultados que serão objeto de discussão nos encontros. Importante ressaltar que todos os moradores, dos 49 municípios do traçado também pode optar pelo transporte gratuito para ir até os locais previstos das reuniões. O maior volume de pedidos até o momento é para as audiências de Dourados (MS), Cascavel e Paranaguá.

logística

Para Reinaldo Azambuja, governador de Mato Grosso do Sul, o projeto da Nova Ferroeste é benéfico para a posteridade.  

'No futuro, com a viabilização da ferrovia, o nosso Estado vai diminuir a exportação de commodities e ampliar a exportação', explicou o governador.  

Quem também comentou a obra foi o Verruck. Conforme o titular da Semagro, essa questão ferroviária sempre foi prioridade.  

'A primeira foi a instalação dos terminais da Ferro Norte. Nós conseguimos reabrir o terminal de Chapadão do Sul. A segunda é o processo todo da Malha Oeste que estamos finalizando o estudo para esse ano. E no segundo semestre deve ser colocado. E essa a Nova Ferroeste que é uma nova linha ferroviária', argumentou ele.

Por fim, o coordenador do Plano Estadual Ferroviário evidencia que os técnicos do Ibama iniciaram vistorias técnicas, fase que completa o processo ambiental.  

“É nessa visita que o Ibama confronta os dados que foram apresentados nesse imenso estudo, com mais de 3 mil páginas. No sobrevoo eles terão contato visual com toda área prevista para a passagem dos trilhos. Eles vão passar por praticamente todo o traçado para ter uma visão mais clara dos impactos positivos e negativos do empreendimento', finaliza



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE