
Geral
STF forma maioria para liberar pagamento de penduricalhos retroativos
Julgamento virtual segue até a próxima terça-feira
| FERNANDA PALHETA / CAMPO GRANDE NEWS
Com o voto do ministro Luiz Fux durante julgamento virtual neste sábado (27), o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para liberar o pagamento de penduricalhos retroativos a juízes, procuradores e promotores do Ministério Público.
A proposta é que o pagamento das indenizações respeite um limite de 35% do teto do funcionalismo público. Em seu voto, Fux, entretanto, defendeu que não deve haver teto para o pagamento de direitos já adquiridos, como férias e licenças não aproveitadas, argumentando que a reparação deve ser integral.
- Leia Também
- STF flexibiliza regras de “penduricalhos' e abre exceções a pagamentos
- TJMS cai no ranking, mas tem o 3º maior custo por magistrado do país
Os votos anteriores foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Flávio Dino. Desta forma, o placar está em 5 votos a 0 pela liberação. O julgamento virtual segue até a próxima terça-feira (30).
Os penduricalhos são benefícios concedidos a servidores públicos e que, somados ao salário, ultrapassam a remuneração máxima definida constitucionalmente, hoje de R$ 46,3 mil.
Dessa forma, juízes, promotores e procuradores poderão ganhar pelo menos R$ 62,5 mil mensais, somando o teto e R$ 16,2 mil em penduricalhos.