Após perder documentos há 4 anos, pedreiro aproveita mutirão para tirar novo RG

Sem necessidade de agendamento, ação no Shopping Pátio Central distribuiu 250 senhas nesta sexta-feira

| VIVIANE OLIVEIRA E GENIFFER VALERIANO / CAMPO GRANDE NEWS


Após quatro anos sem documentos, Wander  participou do mutirão (Foto: Sofia Lupaes)

Depois de quatro anos sem documentos, o pedreiro Wander Felipe da Silva, de 31 anos, encontrou no mutirão de emissão da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) a oportunidade para regularizar a situação. Enquanto aguardava a senha, na manhã desta sexta-feira (26), no Shopping Pátio Central, em Campo Grande, ele contou que perdeu toda a documentação e nunca conseguiu resolver o problema por causa da rotina de trabalho. 'Vim hoje porque não tenho documentos. Faz quatro anos que perdi e, por conta do trabalho, não consegui correr atrás', relatou.

A procura pelo atendimento começou cedo. As senhas passaram a ser distribuídas às 7h. Até as 7h51, 72 já haviam sido entregues. Por volta das 8h30, esse número havia subido para aproximadamente 120. Ao longo do dia, foram disponibilizadas 250 senhas. Outras 250 serão distribuídas neste sábado (27), totalizando 500 atendimentos durante o mutirão.

A professora Lucinda Maria Diniz, de 61 anos, também aproveitou a ação depois de enfrentar dificuldades para agendar o atendimento. Segundo ela, tentou marcar o serviço três vezes, mas esbarrou na falta de documentos exigidos. 'Fiquei sabendo do mutirão e pensei que agora era a minha vez. Levantei cedo e vim. Foi super rápido', contou.

A dona de casa Jandaiki de Oliveira Pereira, de 31 anos, decidiu emitir o novo documento porque ainda utilizava um RG de 2011. Ela explicou que precisou primeiro providenciar uma nova certidão de nascimento em Corumbá antes de solicitar a identidade. 'Aproveitei o mutirão e já vim fazer. Achei muito bom, bem prático', afirmou.

O operador de máquinas Roberto Ferreira, de 46 anos, foi ao shopping para acompanhar o pai, que precisou emitir novo documento para atualizar o cadastro utilizado na prova de vida. Ele também pretendia fazer a própria identidade, mas descobriu que precisava apresentar a segunda via da certidão de nascimento. 'Meu RG é de 1995 ou 1996. Como estou de férias, vou providenciar a documentação e tentar fazer na próxima semana', disse.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Daniel Ferreira de Freitas, o objetivo do mutirão é ampliar o acesso ao serviço para pessoas que não conseguem comparecer aos postos durante a semana ou enfrentam dificuldades para agendar atendimento pela internet.

Ele explica que basta apresentar a certidão de nascimento ou casamento original e legível, além do CPF. Não é necessário levar fotografia e a primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita.

Daniel também informou que cerca de 30% dos agendamentos feitos pelos canais oficiais acabam desperdiçados porque os cidadãos não comparecem ao atendimento, o que reduz a oferta de vagas para quem realmente precisa do serviço.

Desde janeiro de 2024, quando Mato Grosso do Sul iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, já foram expedidos cerca de 820 mil documentos. A meta do Estado é alcançar a marca de 1 milhão até o fim deste ano.

Somente em maio, foram emitidas 38.202 carteiras, recorde histórico mensal. O total já representa aproximadamente 30% de substituição do antigo acervo de RGs emitidos no Estado. A nova Carteira de Identidade Nacional utiliza o CPF como número único de identificação em todo o País, impedindo que uma mesma pessoa tenha diferentes números de RG em estados distintos e reforçando a segurança contra fraudes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE