Na China, Tereza Cristina faz acordo para ampliar investimento em açúcar e etanol

Ela se reuniu em Pequim com presidente do maior grupo processador de alimentos do país asiático.

| INFORMATIVOMS / MIDIAMAX


(Divulgação Mapa)

No segundo dia de agenda na China, a ministra Tereza Cristina (DEM) conseguiu acordo para a criação de grupo de trabalho para debater política sobre comércio de açúcar e etanol entre os dois países. A viagem é a segunda neste ano feita ao país asiático. Em maio, a ida ao maior parceiro comercial do Brasil rendeu a habilitação de novas 25 plantas frigoríficas brasileiras.

Nesta terça-feira (22), a ministra participou de mais uma reunião em Pequim, desta vez com o presidente da Cofco, Jun Lyu. No encontro com o executivo representante do maior grupo processador de alimentos chinês, Tereza Cristina foi informada de que eles pretendem ampliar investimento em quatro plantas de açúcar no Brasil.

No encontro, o executivo Jun Lyu informou também que estará no Brasil em novembro, junto com a comitiva do presidente chinês, Xi Jinping, para a Cúpula do Brics, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ampliando a pauta de exportações 

No país asiático, a ministra enfatizou que além de açúcar e álcool, o Brasil tem condições de fornecer cada vez mais produtos agropecuários de qualidade para o mercado chinês, entre eles milho, sorgo, gergelim e amendoim. De acordo com ela, a intenção é diversificar as vendas para o mercado chinês.

Na segunda visita deste ano à China, Tereza Cristina negocia a ampliação da pauta exportadora. Na prática, a intenção é incluir caroço de algodão, proteína concentrada de soja, material genético avícola, melão, uva e miúdos suínos.

Em três dias, 6 pessoas são presas furtando no comércio do…

Confirmação de matrícula na Reme para 2020 já pode ser feita…

Biometria obrigatória está em curso em 10 municípios…

Na área de infraestrutura, ela propôs que os chineses invistam na logística brasileira por meio ferrovias e portos, que atualmente configuram o principal gargalo para o escoamento da produção agropecuária nacional.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE