“Para sugestões, a Justiça Eleitoral está inteiramente à disposição; para intervenção, jamais!'

de EDSON FACHIN // presidente do TSE, avisando que não admitirá intervenção das Forças Armadas nas eleições.

| CORREIO DO ESTADO / GIBA UM


- Reprodução // Divulgação

O ex-governador do Rio, Wilson Witzel mantém vivo o desejo de se candidatar. Ele se filiou ao PMB, junto com a ex-primeira-dama do Rio Helena Witzel, que deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio

Mais: Witzel, conta com 3,8 mil seguidores nas redes sociais, mas não publica nada desde que deixou o governo. Tem outro canal, o Caminho da Fé, dedicado a mensagens religiosas: Witzel agora é evangélico.

In – Salada de folhas com molho de iogurte

Out – Salada de milho-verde e pequi  

Calça de campanha

O ex-governador de São Paulo João Doria parece ter encontrado um único caminho para viabilizar sua candidatura à Presidência: aplacar sua alta rejeição nas pesquisas de intenção de voto. 

E está apostando nas primeiras inserções de propaganda partidária, que começaram na semana passada na TV. Ele quer reverter sua imagem de “marqueteiro' e “almofadinha'. Nos vídeos, assume o apelido de “calça apertada' e “camisa justinha' em vez de mostrar realizações no governo paulista. 

Aí, emenda que as peças são usadas por aquele que “trouxe a vacina'. No final lança um novo mote, propondo “comida no prato, emprego e dinheiro no bolso'. Para tirar a fama de “rico', o marqueteiro Lula Guimarães resgatou o nome de “João', usado na campanha à prefeitura paulistana.

ERRO

Na semana passada, Fernando Haddad usou o Twitter para criticar o ensino médio de São Paulo. A publicação do professor petista – que foi ministro de Educação do governo Lula – chamou a atenção por um erro de gramática (apagado depois).

Em seu post, Haddad usou o adjetivo “mau' quando deveria ser usado “mal'. “O ensino médio está muito mau, em geral, mas em São Paulo, que é o estado mais rico da federação, deveríamos ter um ensino de ponta'.

Experiência

Nas conversas entre os presidentes dos partidos que deverão apresentar o nome único no próximo dia 18, defensores do nome de João Doria alegam que como prefeito da maior capital do país e governador de São Paulo, ele acumula mais bagagem do que Simone Tebet, que foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas, no interior de Mato Grosso do Sul e vice-governadora do estado, antes de chegar ao Senado. 

Os emedebistas, contudo, consideram que Simone já demonstrou ter experiência pelos cargos que ocupou. Doria é rejeitado por 30% dos eleitores entrevistados; Simone tem menos da metade, 12%.

CATÓLICO

Lula, durante festa de Geraldo Alckmin, repetiu que Jair Bolsonaro não é cristão: “Ele não crê em Deus, olha o que ele fala. Um cara que fez o filho disputar a eleição para derrubar a mãe não pode ser cristão. 

Eu acho que Bolsonaro não se banhou no Rio Jordão, foi no Rio Pinheiros mesmo. Eu sou cristão, eu acredito em Deus. E eu acredito que o Deus em que eu acredito não pode ser o Deus dessa gente mentirosa'. Lula está empenhado em garantir o voto católico, com ajudinha de Geraldo Alckmin (ele é da Opus Dei).

“Brasilidade fantástica'

O tradicional Baile Vogue está de volta. Com o tema “Brasilidade fantástica' a festa reuniu no Copacabana Palace um monte de celebridades do jornalismo, novelas, esportes e redes sociais. 

Entre um festival de ex-BBB dessa e de outras edições que comemoram o estrelato ganhou destaque as figuras femininas que exibiam transparência, decotes, recortes e fendas. Desta vez o comando ficou por conta de Preta Gil e Ivete Sangalo como atração principal. 

Entre tantas que passaram por lá, exibindo suas curvas estavam, da esquerda para direita, a atriz e cantora Cleo que prepara seu primeiro álbum; a atriz Gisele Itié que anda sumida da mídia; a atriz Ana Hikari, que está na pele de Vanda na novela Quanto mais vida melhor!; a modelo Yasmim Brunet que esteve pela primeira vez num mesmo evento que o ex-marido Gabriel Medina após a separação; e Isabeli Fontana, que agora é garota-propaganda da marca italiana de lingerie e moda íntima Intimissimi.

Aproximação dos militares

José Dirceu teria recomendado a Lula a criação de uma espécie de força-tarefa para conduzir um trabalho de diplomacia junto aos militares. Alguns nomes foram sugeridos para a missão, à exemplo dos ex-ministros Nelson Jobim, Jaques Wagner e Celso Amorim. 

Também foi citado o nome de Carlos Zarattini, de São Paulo, que não tem patente de ex-ministro, mas tem bom trânsito entre assessores das Forças Armadas dentro do Congresso. A prioridade é a aproximação com militares, para amenizar animosidades do oficialato em relação ao PT. 

O movimento deve ser feito com o máximo de discrição possível. José Dirceu acha que esse trabalho deve ser feito em conversas mais que reservadas. O ex-ministro criticou, à propósito, a recente declaração do ex-presidente, dizendo que, uma vez eleito, vai tirar oito mil militares de cargos comissionados do Executivo Federal. 

No que depender dele, Lula não deve mais fazer qualquer manifestação pública sobre as Forças Armadas. A seu juízo, falas como essa só alimentam fantasias dos militares sobre a volta do comunismo.

Coisa natural

A cantora e influenciadora digital do universo fitness, Kelly Key, 39 anos, em entrevista à revista Quem garante que não tem nenhum tabu para falar sobre qualquer assunto com os filhos, Suzanna, de 21 (filha do Latino), Jaime Vitor, de 17, e Arthur, de 5, filhos do atual marido Mico Freitas. 

Ela garante que até assuntos mais íntimos relacionados ao sexo é tratado de forma natural com os filhos. “É tão natural que eu não tenho como lembrar da última vez que falei sobre sexo com meus filhos. 

A gente trata o assunto de uma forma muito leve, apesar de ser sério. São coisas engraçadas e curiosas que acontecem'. E diz que até assistem juntos a série Sex Education, da Netflix. Mais: ela não sabe se terá outros filhos, que por enquanto não está nos planos, mas que o marido sempre quis uma menina.

Esvaziados

Os atos de 1º de Maio e pró-Lula e as manifestações contra o STF e em favor do governo tiveram público reduzido em todo país (na Avenida Paulista é onde tinha mais gente). Bolsonaro apareceu rapidamente em Brasília, não discursou e usou tom ameno em vídeo enviado ao público na manifestação da Paulista. 

Lula discursou em São Paulo, na concentração de centrais sindicais, falou da inflação e chamou Jair Bolsonaro de “genocida'. E se desculpou por gafe com policiais.

“Analógico'

Integrante de um dos grupos de apoio a Lula no WhatsApp (e também dirigente do PT) acham que os lulistas “não deveriam fechar após as 18h e fins de semana, com bolsonaristas trabalhando a mil por hora e colocando fake news em todas as mídias sociais sete dias por semana, 24 horas por dia'. 

Bombar nas redes é uma novidade para Lula, dizem. Ele mesmo vive num mundo analógico. Não tem celular e usa de auxiliares para suas conversas. E se irrita nas reuniões quando vê os companheiros olhando muito tempo para as telas.

Emissões de CO2

ONGs ambientalistas deveriam utilizar os resultados brasileiros como exemplo. O país reduz emissões de dióxido de carbono desde 2014, dois anos antes do Acordo de Paris, quando os 195 país das Nações Unidas concordaram em reduzir emissões para evitar as mudanças climáticas. 

O Brasil é o único país do BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul) que reduz gases que prejudicam o meio ambiente. Em 2014, o Brasil emitiu mais de 520 milhões de toneladas de CO2. Em 2020, já havia caído para 460 milhões, segundo o JCR, da União Europeia.

IRONIZOU

O vice-presidente Hamilton Mourão ironizou a situação constrangedora em que, durante a abertura do congresso do PSB, em Brasília, Geraldo Alckmin ouviu, ao lado de Lula, o hino da Internacional Socialista, coligação de partidos de esquerda de todo o mundo, criada em 1951. 

Sem citar o episódio, Mourão publicou nas redes sociais: “Os brasileiros que verdadeiramente amam o Brasil e seu povo cantam o Hino Nacional. Já os outros...'.

Mistura fina

EMPOLGADO com a ideia de ser candidato à Presidência, o líder do União Brasil, Luciano Bivar, tem compartilhado suas ideias para um possível plano de governo, em grupos de parlamentares. Uma delas é o projeto do imposto único de autoria de Marcos Cintra.

LULA vai se casar com Janja no próximo dia 18. É a mesma data em que a turma da Terceira Via prometia anunciar a candidatura única ao Planalto. Amigos próximos do presidente já começaram a ser convidados, mas não foi revelado o local da festa porque Lula quer evitar vazamentos e, por consequência, manifestações. 

Há quem aposte que Lula fará da cerimônia um comício.

EM meio à guerra fria entre Jair Bolsonaro e o STF, esquenta a disputa pela próxima vaga no STJ. Nos gabinetes da Corte, já se dá como certo que o nome do desembargador Messod Azulay Neto, presidente do TRT-2, estará na lista tríplice que será enviada ao presidente Jair Bolsonaro.

O PASTOR Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, disparou acidentalmente sua Glock 9 mm no Aeroporto de Brasília. Já Mário Frias, ex-secretário da Cultura, despachava com arma no coldre. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, por sua vez, diz ter 15 armas para “matar ou morrer'. 

Há quem ironize e espalhe que Clint Eastwood vai chamar eles e outros para participarem de um novo western que estaria pensando em rodar.

O EX -deputado Jean Wyllys ofendeu os catarinenses ao publicar post afirmando que muitos “alemães nazistas' se esconderam no interior do Estado para “não pagar pelos seus crimes'. Após fugir do Brasil, Wyllys se homiziou na Alemanha.

O PSB reelegeu Carlos Siqueira como presidente nacional do partido para os próximos três anos. A legenda também aprovou novo manifesto, que substituirá um texto de 1947. Recém-filiado ao partido e candidato a vice na chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi eleito vice-presidente nacional de Relações Governamentais.

O DEPUTADO federal e vice-líder do governo Bolsonaro José Medeiros (PL-MT) é um dos mais fervorosos críticos do PT. E usou suas redes sociais para atacar o partido esquerdista em várias publicações. 

Numa delas falou: “Mão Santa dizia, PT quando não está roubando, está mentindo, quando não está mentindo está roubando'. Mão Santa que já foi governador, senador, deputado estadual, hoje é prefeito de Parnaíba (PI).

AINDA José Medeiros: em outro post, ele foi mais longe onde afirma “Dar voto de confiança no PT é o mesmo que salgar carne podre'. Medeiros, que acaba de se filiar ao PL, tentará a reeleição para a Câmara dos Deputados.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE