UPA se limita a urgência e emergência e secretária recomenda postos de saúde

Desde setembro, quando Hospital da Vida passou a atender somente urgência e emergência, secretária aconselhava postos de Saúde e UPA

| INFORMATIVOMS / 94 FM DOURADOS


UPA limitou atendimentos apenas a casos de urgência e emergência (Foto: André Bento/Arquivo)

Sem médicos suficientes para as escalas, a UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) limitou os atendimentos prestados para somente casos de urgência e emergência. Segundo a secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, a situação só deve ser normalizada na próxima semana e até lá recomenda cinco postos que atendem até às 22h. 

Em matéria divulgada nesta quarta-feira (16) no site institucional da Prefeitura de Dourados, a gestora  diz que “a situação de dificuldade encontrada hoje na UPA é temporária e deverá ser normalizada em poucos dias, com a disponibilização de mais profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos), medicamentos, insumos e novos equipamentos'.

Ela informou que “casos menos graves devem ser tratados nos postos de saúde' e citou cinco unidades que mantêm atendimento até as 22 horas: Seleta (Grande Flórida), Jardim Maracanã, Vila Cachoeirinha, Parque das Nações II e distrito de Vila Vargas.

“Recomendamos que as pessoas procurem mais os postos de saúde, seja de dia ou à noite, e somente recorram a UPA quando for caso grave, que requer atendimento de urgência', disse Berenice.

A secretária de Saúde garantiu que está sendo ajustada a escala de médicos e a partir de sábado, dia 19, novos médicos aprovados em processo seletivo da Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados) passarão a atender na UPA.

Hospital da Vida

Desde o dia 1º de setembro, o Hospital da Vida, descrito pela Prefeitura de Dourados como “porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde)' para pacientes do município e das regiões sul e fronteira, além do país vizinho Paraguai, passou a atender somente casos de “trauma, urgência e emergência de média à alta complexidade de forma regulada'.

Naquela oportunidade, com a suspensão por tempo indeterminado da porta de atendimento da área verde do Hospital da Vida, a prefeitura informou que os atendimentos de baixa à média complexidade passariam a ser realizados na UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Cachoeirinha, Seleta, Vila Vargas, Maracanã e Parque II, cujo funcionamento foi estendido até às 22 horas. (clique aqui para relembrar)

Postos de Saúde

Mais recentemente, no início de outubro, a 94FM revelou que seriam feitas mudanças em postos de saúde para adequação à portaria n° 930, de 15 de maio de 2019, do Ministério da Saúde, que institui o programa “Saúde na Hora'. Lançado em maio deste ano pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, prevê repasses federais para unidades básicas de saúde que ampliarem o horário de atendimento entre 60 horas e 75 horas semanais.

A secretária de Saúde confirmou que as equipes do ESF 24, atualmente localizado na Rua João Paulo Garcete, número 4810, Jardim Piratininga, e do ESF 42, Chácara dos Caiuás, atualmente localizado em uma casa adaptada na Rua Trinta e Um de Março, número 1945, no Jardim dos Estados, devem ser realocadas no ESF 43, na Vila Índio, esquina entre as ruas Ponta Porã e Alberto Maxwel.

Além disso, que a Estratégia Saúde da Família 41, na Rua João Vicente Ferreira, número 160, na Vila Matos, deve ter toda sua equipe, com ao menos 13 profissionais, enviada ao posto da Seleta, na Rua José Roberto Teixeira, número 691, no Jardim Flórida.

No caso da ESF da Vila Índio, o horário de atendimento será das 07h às 19h, e na Seleta, das 07h às 22h. Nas duas, não haverá interrupção para o almoço e o quadro de profissionais será ampliado.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE