Visitas agendadas no Bioparque começaram nesta segunda com 320 alunos da Rede Estadual

Agenda para o mês de maio está esgotada com mais de 12 mil cadastros

| CORREIO DO ESTADO / NAIARA CAMARGO


Agenda para o mês de junho será aberta na segunda quinzena de maio - Marcelo Victor

Alunos da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa foram os primeiros a visitarem o Bioparque Pantanal, após início do agendamento. 

Cerca de 320 alunos, de dez salas do quinto, sexto, sétimo, oitavo e nono ano, visitarão o local nesta segunda-feira (2), de acordo com a professora de Prática de Convivência e Socialização, Maricelma Cunha.

“Hoje nós vamos trazer a escola toda. Então nós temos visitação hoje o dia todo. São 160 alunos num período e 160 alunos no outro', detalhou.

A aluna da E.E. Prof. Henrique Ciryllo Corrêa, Alice Maria da Silva, de dez anos, gostou do passeio. “Achei muito legal. Eu gostei do jacaré, nunca tinha visto um na minha vida. Foi legal, me diverti muito'.

O aluno Matheus Heros, do quinto ano, contou que vai indicar o Bioparque para outras pessoas e que não vai compartilhar como o local é para sua mãe para não dar “spoiler'. 

“Eu gostei muito do Bioparque. Gostei de ter vindo com meus amigos da minha sala. Gostei de desenvolver atividade ambiental porque já trabalho com isso há um tempo porque minha mãe é engenheira ambiental. Peixe e jacaré foram as coisas mais legais que vi aqui', afirmou.

A professora Maricelma afirmou que os alunos irão fazer atividades relacionadas ao passeio quando retornarem à escola.

“Quando eles saírem daqui e voltarem para a escola, eles vão fazer uma atividade, eles vão fazer um relatório, para ver com que bagagem eles conseguiram sair daqui: qual o conhecimento? O que o passeio acrescentou? O que o aluno conseguiu visualizar aqui?'.

De acordo com a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balistieri, as visitas são guiadas para que não haja apenas contemplação dos tanques, mas também conhecimento e informação à quem visita o local.

“Os condutores estão recebendo treinamento para isso para poder transferir para os alunos, como educação ambiental, estudo, pesquisa, conhecimento e lazer'.

Agendamento

O Bioparque Pantanal está com agendamento indisponível temporariamente. As vagas para o mês de maio foram esgotadas após 12 mil agendamentos. 

A previsão é que a agenda para o mês de junho reabra na segunda quinzena de maio, de acordo com a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balistieri.

O local foi aberto ao público nesta segunda-feira (2). O ponto turístico terá entrada gratuita até 31 de dezembro de 2022.

Pessoas interessadas em conhecer o Bioparque podem realizar o agendamento através deste site . 

O Bioparque Pantanal será aberto para determinado grupo a cada dia da semana. A segunda-feira será exclusiva para escolas estaduais e terças e quintas-feiras serão abertas ao público.

A quarta-feira de manhã será dedicada às escolas municipais e a tarde às escolas particulares. 

A sexta-feira será exclusiva para grupos de associações, fundações, instituições e visitas técnicas de universidades. Os sábados são exclusivos para visitas do público em geral. Todos os dias haverá dez vagas exclusivas para turistas de fora do Estado. 

A visitação será guiada com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. O objetivo é que haja contemplação de tanques e divulgação de conhecimento e informação sobre o local. 

Aquário do Pantanal

O local foi inaugurado em 28 de março de 2022, após onze anos em obras. O atrativo turístico é considerado como o maior aquário de água doce do mundo.

O Aquário do Pantanal, além de ponto turístico, também é centro de pesquisa da fauna pantaneira sul-mato-grossense. O local é equipado com laboratórios, bibliotecas e acervos históricos.

A construção do Aquário do Pantanal iniciou em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB) e terminou na gestão do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em 2022.

Foram 11 anos, 13 licitações e três mandatos de governo até conclusão da obra. O valor total investido na obra é de R$230 milhões, de acordo com Azambuja.  

O Aquário do Pantanal tem 19 mil m² de área construída, 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes. 

O volume total de água é de cinco milhões de litros. O local é ponto turístico e centro de pesquisas e estudos do Pantanal sul-mato-grossense.

O Bioparque tem aproximadamente 230 espécies de peixes, além de animais como jacaré e sucuri. 

Além disso, abrigará 151 espécies pantaneiras, 55 da Amazônia, 14 africanas e cardumes da Oceania, Ásia e América Central. 

O governo de Mato Grosso do Sul assumirá a gestão do aquário até 31 de dezembro de 2022, após desistência do Grupo Cataratas.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE