Paixão dos agricultores pela produção sustentável chama a atenção em Mato Grosso do Sul

Reportagem do +agroMS vai mostrar como funciona a cadeia produtiva dos orgânicos, desde o cultivo até a comercialização.

| INFORMATIVOMS / G1


PAIXÃO, essa é a palavra que resume o trabalho desses agricultores que apostam, investem e acreditam em um sistema de produção sustentável. A dedicação vai muito além de uma atividade econômica, do ganha pão dessas famílias, é a realização de um projeto de vida.

Na feira o que chama atenção é amizade construída entre produtores e consumidores. Muitos se aconhecem pelo nome, perguntam da família, trocam receitas. E uma vez por mês tem um café da manhã preparado pelos produtores para os clientes, delícias preparadas usando ingredientes que são vendidos na feira. Bolos, tortas, suco verde, chá de ervas e um gostoso cafezinho, que sempre reúne os amigos em um papo animado. E é encantador ver a satisfação dos agricultores em entregar, na mão dos seus clientes, o fruto de tanto trabalho e dedicação.

No campo a principal lembrança que levamos é o cheiro bom de terra e de frutas e verduras frescas. Áreas de produção que mais parecem uma "floresta encantada", cheia de cores e sabores, onde diferentes espécies e animais convivem de forma harmônica.

E de um sistema de produção que é pensado para respeitar os ciclos naturais da vida, as características de cada espécie. E como isso ainda é "mundo novo" cheio de vertentes a serem exploradas. Que entre encantos e desafios, uma coisa é unânime, quem escolhe esse caminho tem no sangue o desejo de um mundo mais sustentável.

*Repórter Flávia Galdiole junto com o repórter cinematográfico Edmar Pereira e o auxiliar Osvaldo Dias fizeram matéria sobre a produção de orgânicos no estado para o programa +agroMS, que vai ar neste sábado (19), em homenagem ao Dia Mundial da Agricultura, que é comemorado em 17 de outubro.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE