Bloqueio feito por estudantes indígenas entre Dourados e Itaporã já dura 24 horas

Os manifestantes informaram que só vão liberar a pista quando algum responsável da prefeitura for até o local.

| INFORMATIVOMS / 94 FM DOURADOS


P ato começou por volta das 08h de ontem - Foto: divulgação

Os estudantes da reserva indígena continuam bloqueando a MS-156 entre Dourados e Itaporã em protesto contra a falta de transporte público para as universidades do município. O ato começou por volta das 08h de ontem (1°).

Os manifestantes haviam informado que só iriam liberar a pista quando algum responsável da prefeitura fosse até o local para se comprometer em restabelecer o transporte. Porém, a administração municipal falou que não iria mandar ninguém até a localidade.

O grupo de estudantes carrega cartazes e faixas e bloqueia as duas pistas da rodovia estadual na rotatória de acesso à reserva indígena. Para interditar o local, foram colocados paus e pneus na pista.

O que diz a prefeitura

A assessoria da prefeitura informou para a reportagem da 94FM que a verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) repassada ao município é apenas para a educação básica, na zona urbana com passe livre e na rural com os ônibus.

Porém, no dia 10 de fevereiro de 2015 o site da prefeitura divulgou que “os estudantes universitários e de escolas técnicas de Dourados que moram na zona rural e nos distritos terão garantido o acesso ao transporte escolar. A medida está assegurada em lei de autoria do executivo municipal, já aprovada pela Câmara Municipal e que será publicada no Diário Oficial do Município.'

Na publicação, consta ainda que “a garantia é de conforto e segurança para que tenham tranquilidade ao fazer o curso que vai qualificar a mão-de-obra disponível na cidade e melhorar a qualidade de vida das famílias.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE