Esportes
João Fonseca sobe 77 posições em 2025 e alcança 68ª colocação após título em Buenos Aires
Brasileiro entra no top 70 do mundo com primeiro título ATP da carreira
| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE
O brasileiro João Fonseca deu mais um salto gigantesco em sua carreira com seu primeiro título em torneios ATP, neste domingo. O tenista começou o ano de 2025 como 145º do mundo e já alcançou a 68ª colocação, após a vitória sobre Francisco Cerundolo, em Buenos Aires.
+ João Fonseca vibra com primeiro título e projeta: "É só o começo" + Carlos Alcaraz parabeniza João Fonseca pelo título em Buenos Aires: "Impressionante" + João Fonseca acumula milhões com título do ATP de Buenos Aires; veja valores
Quando João iniciou sua participação na competição argentina, o carioca figurava no 99º lugar, 22 posições abaixo do brasileiro Thiago Wild. Com a vitória nas semifinais sobre o sérvio Laslo Djere, Fonseca ultrapassou o compatriota e foi para a 74ª posição, se tornando o número 1 do Brasil. Neste domingo, após conquistar o título na Argentina, o tenista carioca chegou à 68ª colocação, com o pulo total de 31 posições no ranking da ATP.
Apesar de impressionante, o salto em 2025 nem se compara com a escalada do brasileiro em 2024. João abriu o calendário como 730º do mundo, em 1º de janeiro. Em seguida, chegou às quartas de final do Rio Open, em fevereiro, e subiu mais 388 posições. Em março, foi finalista do Challenger de Assunção e pulou para 288º. Em julho, venceu seu primeiro Challenger, em Lexington, e passou a figurar em 167º.
A vitória no Next Gen ATP Finals, em dezembro, não somou pontos no ranking, mas funcionou como um prenúncio para o próximo salto que viria em janeiro, com a primeira participação do brasileiro na chave principal de um Grand Slam, o Australian Open. João foi eliminado na segunda rodada, mas antes, chegou a vencer o russo Andrey Rublev, 9º do mundo. A campanha do tenista de 18 anos lhe rendeu a entrada no top 100.