Delta compra 20% da Latam por US$ 1,9 bilhão, expandindo atuação regional

A fusão ampliará a participação da Delta no mercado da América Latina

| INFORMATIVOMS / EXAME


Latam: formada após fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, companhia aérea é líder na América Latina (Regis Duvignau/Reuters)

A companhia aérea americana Delta Air Lines anunciou que vai comprar 20% da chileno-brasileira Latam por 1,9 bilhão de dólares, ou 16 dólares por ação. Além desse valor, a Delta vai ainda injetar 350 milhões de dólares na Latam, totalizando 2,25 bilhão de dólares pela operação.

Para a aquisição, a Delta afirmou que planeja vender sua fatia minoritária de 9% na companhia aérea brasileira Gol. O valor da participação também será pago com emissão de dívida e recursos em caixa, de acordo com a agência Reuters.

Os recibos de ações da Gol (ADRs) negociadas depois do fechamento do mercado na bolsa de Nova York caíam 9,4% às 18h50, pouco após o anúncio do acordo. Os recibos da Latam subiam 43,5% em Nova York no mesmo horário.

A operação criará uma super força regional e ampliará a participação da companhia estadunidense no mercado da América Latina, mercado no qual a Latam é a maior companhia aérea. A Latam oferece na região tanto voos internacionais quanto rotas domésticas em países como Chile, Brasil, Colômbia, Peru, Argentina e Equador.

NEGÓCIOSAvianca (a colombiana) e Azul fazem acordo para transportar passageiros query_builder 25 set 2019 - 18h09NEGÓCIOSAvianca (a colombiana) e Azul fazem acordo para transportar passageiros query_builder 25 set 2019 - 18h09

No Brasil, a Latam tem 69,5% de participação nos voos internacionais, no acumulado do primeiro semestre de 2019, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil. No mercado doméstico, a Latam é a segunda maior, com 32% de participação, atrás de 37% da Gol. A empresa foi criada após fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, em 2012 — o nome mudou em 2015 e a fusão foi completada no ano seguinte.

A compra é o maior investimento da Delta desde a fusão com a Northwest Airlines, em 2008. Ainda assim, a Delta vinha realizando nos últimos anos uma série de aquisições menores visando a expansão para novos mercados, comprando participação em empresas como a mexicana Aeromexico, a francesa Air France-KLM e a sul-coreana Korean Air Lines.

Ao comprar participação na Latam, a Delta passa à frente de sua rival americana, a American Airlines, que também estava interessada em comprar uma participação na Latam, com quem já tinha um acordo de transporte de passageiros (code share).

NEGÓCIOS“Não descartamos voos domésticos no Brasil”, diz presidente da JetSmart query_builder 25 set 2019 - 06h09NEGÓCIOS“Não descartamos voos domésticos no Brasil”, diz presidente da JetSmart query_builder 25 set 2019 - 06h09

“A aliança com a Delta fortalece nossa empresa e nossa liderança na América Latina, ao oferecer a melhor conectividade por meio de nossas redes de rotas que são altamente complementares”, disse em comunicado o presidente da Latam, Enrique Cueto Plaza. Plaza, que está na antiga LAN desde 1993 e há 20 anos como presidente, anunciou no último dia 10 de setembro que deixará o comando da Latam em seis meses.

A Delta afirmou que a transação não irá interferir em seu fluxo de caixa ou no pagamento de dividendos da companhia.

A operação ainda precisará ser aprovada por órgãos reguladores no Chile e nos Estados Unidos, processo que pode demorar de um a dois anos, segundo informou à agência Bloomberg o presidente da Delta, Ed Bastian.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE