Como treinar com segurança quando o tempo está seco

Condição climática é preocupante por provocar ressecamento das nossas vias respiratórias

| INFORMATIVOMS / MDEMULHER


 (jacoblund/Thinkstock/Getty Images)

Você provavelmente já deve ter lido por aí muitas dicas sobre as precauções que devemos tomar ao fazer exercícios em lugares quentes demais. Contudo, é preciso prestar atenção também em outra característica do clima: a umidade relativa do ar. “Quando baixa, costuma ser preocupante porque ela provoca o maior ressecamento das vias aéreas, potencializando o risco de infecções, alergias e desidratação', explica a preparadora física Vanessa Menache, sócia-diretora da AV Treinamento Inteligente. 

A importante medida, usada na previsão do tempo, trata da quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Ela indica a possibilidade de precipitação, orvalho e nevoeiro. E a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para uma boa qualidade do ar, a umidade precisa estar em torno de 60%, número que tende a ser mais baixo no final do inverno e início da primavera, e principalmente entre 12 e 16 horas. 

BelezaDicas para evitar lábios ressecados no frio query_builder 5 jun 2018 - 15h06 BelezaO segredo para driblar a sensação de pele ressecada query_builder 28 ago 2016 - 13h08 FitnessTreino funcional em vídeo com o personal trainer Thiago Pugliesi query_builder 22 mar 2018 - 17h03BelezaDicas para evitar lábios ressecados no frio query_builder 5 jun 2018 - 15h06BelezaO segredo para driblar a sensação de pele ressecada query_builder 28 ago 2016 - 13h08FitnessTreino funcional em vídeo com o personal trainer Thiago Pugliesi query_builder 22 mar 2018 - 17h03

Mas calma, você também não precisa parar de malhar nessa época do ano. Se a porcentagem estiver entre 45 e 50%, ela ainda é considerada confortável para a prática esportiva, segundo a própria OMS. Abaixo disso, pode gerar alguns incômodos. “ A baixa umidade do ar causa desconforto durante os treinos e, em casos mais graves, até uma sobrecarga cardíaca por desidratação. Isso porque a hidratação inadequada pode aumentar excessivamente a frequência cardíaca para compensar o menor volume de sangue em circulação', afirma a educadora física.

Além disso, você ainda pode sentir um cansaço maior do que o normal, irritação nos olhos e garganta, ressecamento da pele e sangramento nasal. E os motivos são simples. “Em baixa umidade, a transpiração é estimulada através da perda de calor para o ambiente. Dessa forma, há uma maior perda de líquido corporal, o que aumenta o risco de desidratação', explica Vanessa Menache.

SaúdeAs interações com o seu pet que podem afetar a sua saúde e a dele query_builder 28 out 2016 - 18h10 SaúdeDepois da malhação, sua pele avermelha e pinica? Pode ser alergia query_builder 9 jul 2017 - 16h07SaúdeAs interações com o seu pet que podem afetar a sua saúde e a dele query_builder 28 out 2016 - 18h10SaúdeDepois da malhação, sua pele avermelha e pinica? Pode ser alergia query_builder 9 jul 2017 - 16h07

O que é ainda pior para quem sofre com problemas respiratórios. O ressecamento das vias aéreas aumenta a incidência de problemas como crises de asma, rinite alérgica e de infecções virais e bacterianas.

Pensando nisso, Vanessa Menache lista os cuidados que são simples, mas imprescindíveis para você treinar em baixa umidade do ar com tranquilidade: 

Mantenha o corpo hidratado durante a atividade física. Para isso, beba água antes, durante e depois dos treinos; Use roupas com tecidos leves transpiráveis; Evite treinar em ambiente não climatizado ou ao ar livre entre 10:00 e 16:00. Mantenha o corpo hidratado durante a atividade física. Para isso, beba água antes, durante e depois dos treinos;Use roupas com tecidos leves transpiráveis;Evite treinar em ambiente não climatizado ou ao ar livre entre 10:00 e 16:00. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE