Quem é Wirtz? Conheça a joia alemã que marcou 1º gol da Euro 2024

Meia de 21 anos é um dos candidatos a protagonista do torneio após temporada de grande destaque em um histórico Bayer Leverkusen

| GLOBOESPORTE.COM / JORGE NATAN E RODRIGO LOIS


Aos 10 min do 1º tempo - Wirtz abre o placar para a Alemanha contra a Escócia

Um jovem de 21 anos é uma das esperanças da Alemanha para brilhar em casa na Euro 2024: Florian Wirtz. E ele mostrou seu cartão de visitas logo na estreia, marcando o primeiro gol do torneio abrindo o placar para os germânicos contra a Escócia, em Munique. Mas quem é a joia alemã que brilhou intensamente com o Bayer Leverkusen na última temporada? O ge te conta!

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VIVO ALEMANHA X ESCÓCIA NA EUROCOPA 2024!

+ Guia da Euro! Veja favoritos e também dê sua opinião

Maestro da temporada mágica

Enquanto Mbappé e Kane, outros candidatos a craques da Euro, dispensam apresentações por suas trajetórias em clubes e seleções, o nome de Wirtz ainda pode soar como desconhecido a muitos ouvidos. Porém, é impossível analisar a temporada nas grandes competições da Europa sem citar o meia, eleito o craque da última Bundesliga, conquistada de forma invicta pelo Leverkusen.

Foram 18 gols e 19 assistências em 49 partidas pelo clube - números que, apesar de chamativos, não exibem os dribles, passes e finalizações que indicaram o talento do jovem nos últimos meses. Esta foi a quinta temporada de Wirtz atuando entre os profissionais do Leverkusen, onde chegou ainda na base, após passar boa parte da formação no Colônia. Em 2020, meses depois de integrar o time sub-20, ganhou chances na equipe principal, sob o comando de Peter Bosz. E na temporada seguinte já se tornou peça importante do time, ainda aos 17 anos. Mas foi em 2023/24 que o talento do jovem explodiu para o mundo.

+ Confira mais notícias sobre a Euro 2024

Wirtz brilhou nas três competições que o Leverkusen disputou - e por pouco quase alcançou uma Tríplice Coroa. Foram 11 gols e 11 assistências em 26 jogos na conquista do título do Campeonato Alemão; quatro gols e quatro passes decisivos na campanha do vice na Liga Europa; e mais três gols e quatro assistências no triunfo na Copa da Alemanha.

O desempenho fez com que ele se tornasse alvo da cobiça de gigantes pelo continente: um jogador que mostrou estar pronto para as grandes competições, mas ainda tem uma idade em que os clubes não hesitam fazer altos investimentos. O desempenho na Eurocopa, inclusive, pode deixá-lo ainda mais em destaque em uma vitrine global, apesar de seu pai pontuar que não está nos planos uma mudança de ares por enquanto.

- Florian tem contrato em Leverkusen até 2027. Esse também será aproximadamente o tempo que ele passará em Leverkusen. Depois veremos aonde o caminho leva. Não há resposta para o que acontece depois - disse Hans-Joachim Wirtz à "Kicker".

Além do talento ofensivo, Wirtz chamou a atenção pela intensidade, inclusive para auxiliar o time de Xabi Alonso no rápido processo de recuperar a bola. Ele venceu 237 divididas ao longo da última Bundesliga, sendo um dos líderes da estatística na competição, figurando também como um dos atletas que mais deu arrancadas no torneio. Um perfil que traz injeção de ânimo para quem precisa se reerguer.

A esperança por uma nova referência

A expectativa pelo desempenho de Wirtz na Eurocopa é alta, a ponto de ele ser indicado como peça fundamental do time. Depois de ser convocado pela primeira vez em 2021 e participar do ciclo pré-Copa do Mundo no Catar, acabou ficando fora do Mundial. Mas no ano passado retornou e ganhou sequência. Mais do que isso: se tornou titular constante.

Até o jogo desta sexta, Wirtz jogou 14 partidas com a camisa alemã e começou atuando em 12 delas, incluindo os quatro testes da seleção anfitriã em 2024. Por, isso espera-se que a Euro seja um marco, uma subida de nível na importância dele na equipe de Julian Nagelsmann. Nesse período, Wirtz deu quatro assistências pela Alemanha e marcou apenas um gol - curiosamente, o mais rápido da história da seleção, com apenas oito segundos, diante da França.

Nagelsmann tem escalado o jovem em uma parceria na linha ofensiva com Musiala, outro atleta de 21 anos que desperta bons sentimentos na torcida alemã. Eles têm a parceria de Havertz, mais à frente, e o apoio dos experientes Kroos e Gündogan.

- Jamal (Musiala) e Flo (Wirtz) estão no melhor nível. Quero apoiá-los dando o equilíbrio necessário para que eles possam fazer a magia deles - comentou Gündogan na Data Fifa de março.

Wirtz precisará de uma boa dose de truques para conseguir fazer a Alemanha superar os momentos ruins vividos nas últimas grandes competições que disputou. Desde que conquistaram o tetracampeonato mundial no Brasil, em 2014, os germânicos amargaram duas eliminações na fase de grupos nas Copas do Mundo de 2018 e 2022, além de uma queda nas oitavas de final da Euro 2020.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE