Instagram na Rússia terá serviços interrompidos à meia-noite

Usuários devem mudar fotos e vídeos para plataformas russas

| INFORMATIVOMS / AGêNCIA BRASIL


© Reuters/Direitos Reservados

Os usuários do Instagram na Rússia estão sendo notificados de que o serviço será encerrado a partir da meia-noite neste domingo, após a empresa proprietária do aplicativo, Meta Platforms, dizer na semana passada que permitiria aos usuários de redes sociais na Ucrânia publicar mensagens como 'Morte aos invasores russos'.

Uma mensagem por e-mail do regulador de comunicações do Estado disse às pessoas para mover suas fotos e vídeos do Instagram antes que o aplicativo fosse fechado e as encorajou a migrar para as próprias 'plataformas de internet competitivas' da Rússia.

A Meta, que também é dona do Facebook, disse na sexta-feira que a mudança temporária em sua política de discurso de ódio se aplica apenas à Ucrânia, após a invasão da Rússia em 24 de fevereiro.

A empresa disse que seria errado impedir que os ucranianos 'expressassem sua resistência e fúria contra as forças militares invasoras'.

A decisão foi recebida com indignação na Rússia, onde as autoridades abriram uma investigação criminal contra a Meta e os promotores pediram a um tribunal na sexta-feira que designasse a gigante de tecnologia norte-americana como uma 'organização extremista'.

O chefe do Instagram disse que o bloqueio afetará 80 milhões de usuários. A Rússia já baniu o Facebook no país em resposta ao que disse serem restrições de acesso à mídia russa na plataforma.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE