GP do Japão de F1 2024: Verstappen vence em dobradinha da RBR

Equipe austríaca dominou final de semana no Japão; Sainz, da Ferrari, completou o pódio na terceira colocação

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

De volta ao topo: depois do abandono na Austrália há duas semanas, Max Verstappen voltou a vencer e dominou o GP do Japão, na madrugada deste domingo. Largando da pole position, o tricampeão não teve dificuldades e sobrou no Circuito de Suzuka, onde a RBR conquistou ainda uma dobradinha com Sergio Pérez na segunda colocação. Carlos Sainz ficou em terceiro e garantiu mais um pódio para a Ferrari em 2024.

Veja o calendário completo da Fórmula 1Siga o canal de automobilismo do ge

A corrida serviu para confirmar o favoritismo da RBR, por ora em dúvida após a quebra em Melbourne; a equipe liderou dois dos três treinos livres com Verstappen e já garantiu uma dobradinha na classificação, com o holandês na frente do colega de equipe.

Confira a classificação da F1 após o GP do Japão

A Ferrari, que superou a McLaren de Lando Norris com o terceiro pódio de Sainz em três corridas disputadas pelo espanhol até aqui, vem se confirmando também como a segunda força do campeonato.

O resultado deste domingo mantém a RBR no topo do Mundial de Construtores, enquanto Verstappen, com 13 pontos de vantagem, também segue líder. Pérez, por sua vez, volta a ocupar a vice-liderança que chegou a perder para Leclerc na Austrália.

Resultado

Max Verstappen (RBR) 1m34s738Sergio Pérez (RBR) +12s535Carlos Sainz (Ferrari) +20s866Charles Leclerc (Ferrari) +26s522Lando Norris (McLaren) +29s700Fernando Alonso (Aston Martin) +44s272George Russell (Mercedes) +45s951Oscar Piastri (McLaren) +47s525Lewis Hamilton (Mercedes) +48s626Yuki Tsunoda (RB) +1 voltaNico Hulkenberg (Haas) +1 voltaLance Stroll (Aston Martin) +1 voltaKevin Magnussen (Haas) +1 voltaValtteri Bottas (Sauber) + 1 voltaEsteban Ocon (Alpine) +1 voltaPierre Gasly (Alpine) +1 voltaLogan Sargeant (Williams) +1 voltaGuanyu Zhou (Sauber) ABANDONOUDaniel Ricciardo (RB) ABANDONOUAlex Albon (Williams) ABANDONOU

A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP da China no Circuito Internacional de Xangai, em 21 de abril, válido como a 5ª etapa da temporada. Veja o calendário completo.

Momentos-chave

A largada

Em um circuito muito estreito, as dez primeiras colocações não mudaram nas duas primeiras curvas. A briga se concentrou na segunda metade do grid, mas durou pouco. Já na terceira curva, Alex Albon tentou ultrapassar Daniel Ricciardo, mas o piloto da RB se enroscou com o tailandês e levou os dois carros para o muro.

A bandeira vermelha permaneceu por 28 minutos enquanto os pilotos esperavam nos boxes. Alguns optaram por mudar a estratégia de pneus no retorno à pista: a Mercedes, por exemplo, optou pelos compostos duros por conta do calor em Suzuka, mas resultado imediato foi perder posições. Leclerc ultrapassou Lewis Hamilton, enquanto Yuki sunoda deixou George Russell para trás.

Estratégia de pneus

O calor forte de Suzuka deu trabalho aos pneus macios e médios; Tsunoda e os dois carros da Sauber, de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, foram mais cedo para os boxes, enquanto Fernando Alonso foi o único que resistiu com os pneus macios por mais voltas.

Norris, mesmo de médios, foi outro que precisou trocar os pneus antes do esperado, adotando os compostos mais duros. Funcionou: escalou o grid e não só recuperou a terceira posição como também ultrapassou Pérez, que largou em segundo e parou depois para repetir os compostos médios com os quais largou. Com isso, ele teve que fazer mais uma parada nos boxes, posteriormente.

Ultrapassado por diversos pilotos depois de colocar pneus duros durante a bandeira vermelha, Hamilton pediu na volta 22 para a Mercedes mudar de plano para o restante na prova. Na sequência, ele repetiu os compostos duros para mantê-los até o fim da corrida, mas colocou os médios com treze voltas para a bandeira quadriculada. O heptacampeão chegou apenas em nono lugar.

Recuperação de Leclerc e pódio de Sainz

Classificado apenas em oitavo no grid inicial, Leclerc adotou uma estratégia diferente dos adversários e conquistou um ótimo resultado: ele começou com pneus médios e foi quem permaneceu na pista por mais tempo com eles. Ao todo, foram 25 voltas com os compostos iniciais, que renderam a possibilidade do piloto fazer apenas uma parada nos boxes.

De pneus duros, Leclerc chegou a surgir na terceira colocação mas não conseguiu impedir o avanço do colega Sainz, que deixou a McLaren de Norris para trás em busca da última vaga no pódio. O espanhol, que vem de vitória na etapa de Melbourne, chegou ao 20º pódio da carreira. Leclerc ficou em quarto lugar.

Domínio da RBR

Após ficar de fora do pódio na Austrália por um abandono de Verstappen e a quinta colocação de Pérez, a RBR voltou às pistas para dominar os adversários. Durante o final de semana, os outros carros tiveram chance apenas no segundo treino livre, quando a equipe austríaca não foi à pista por conta da chuva em Suzuka.

Na corrida, a estratégia funcionou mesmo com duas entradas nos boxes para os pilotos. Verstappen e Pérez seguiram com o mesmo roteiro: largada com pneus médios, repetidos na primeira parada e compostos duros por fim. Eles não tiveram dificuldades de de ultrapassar os adversários e concluíram a dobradinha da RBR.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE