Em nota, governo brasileiro pede solução diplomática

Ministério das Relações Exteriores afirma estar engajado nas discussões.

| INFORMATIVOMS / GOSPEL PRIME


O presidente da Rússia, Vladimir Putin (D) e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participam de uma coletiva de imprensa conjunta após suas conversas no Kremlin, em Moscou, em 16 de fevereiro de 2022 - Foto: Mikhail Klimentyev / Sputnik / AFP

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro apelou pela “suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações” por uma “solução diplomática para a questão”.

“Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica”, diz a nota.

A nota não condena a ação militar da Rússia em território ucraniano, mas expressa preocupações pelas operações militares.

Leia a nota na íntegra:

O governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia.

O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil.

Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE