Promotoria começa a investigar mortes por falta de UTI Neonatal em Corumbá

Inquérito apura falhas na prestação do serviço de saúde e danos morais após mortes de gestantes e bebês

| LUCIA MOREL / CAMPO GRANDE NEWS


Bebê sendo transportado em encubadora em hospital de Campo Grande. (Foto: Divulgação maternidade)

A 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, do promotor Pedro de Oliveira Magalhães abriu inquérito para investigar os casos de mortes maternas e de recém-nascidos na maternidade da Santa Casa de Corumbá, mantida pela Associação Beneficente de Corumbá. A abertura foi feita com base em petição do deputado federal, Geraldo Resende.

Pela portaria de início, a verificação visa “apurar eventuais falhas na prestação dos serviços públicos de saúde (e danos morais coletivos) pelos óbitos ocorridos em circunstâncias semelhantes, possivelmente devido à ausência de UTI mista (Neonatal + Pediátrica)'. O inquérito delimitou o período de análise entre 1º de janeiro a 18 de março deste ano.

A mesma investigação questiona a destinação dos recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) à maternidade.

Nos últimos meses, ao menos três óbitos ocorreram de bebês e ao menos uma gestante. No último domingo, 17 de março, houve manifestação de familiares que perderam pessoas na maternidade, todas em situações semelhantes: poderiam ser salvos se houvesse UTI Neonatal na unidade hospitalar. O protesto foi por implantação de unidade de terapia intensiva lá.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE