Fogo nos parques de Naviraí e Ivinhema ganha força e avança para região Norte

40 militares, oito viaturas e uma aeronave são usados nas ações de combate e prevenção.

| INFORMATIVOMS / CAMPO GRANDE NEWS


Bombeiros tentam conter as chamas que avançam (Foto: CBM-MS / Divulgação)

As chamas, que consomem os parques Municipal de Naviraí e Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema nos últimos oito dias, se intensificaram e avançam, de forma mais intensa, a região Norte do Estado. Os parques ficam localizados entre as duas cidades que dão nome às respectivas reservas. Atualmente, 40 militares, oito viaturas e uma aeronave são usados nas ações de combate e prevenção.

Segundo o comandante da operação, Capitão do Corpo De Bombeiros Saldanha, devido a baixa umidade e as altas temperaturas registradas nos últimos dias, o fogo ganhou força. A nossa estratégia inicial era cercar ele próximo ao Rio Curupaí, porém ele chegou com uma velocidade muito grande. Além disso, o deslocamento até ele é difícil e nossa equipe quase ficou cercada pelas chamas, sendo obrigadas e se deslocarem por uma rota de fuga', explicou Saldanha

De acordo com os Bombeiros, sobrevoos identificaram vasta área de queimada, inclusive, em locais de mata fechada e de alagamento nas várzeas do Rio Ivinhema, dentro do Parque Municipal de Naviraí, dificultando o combate direto pelas equipes a pé.

Guarnições de combate a incêndios atuam na Fazenda Touro Branco, auxiliando na confecção de aceiros e fazendo o monitoramento da área, atuando também para que as chamas não atinjam a fazenda, que faz divisa com o Parque Municipal.

O combate é realizado desde 2 de janeiro e conta com militares de Naviraí, Ivinhema, Fátima do Sul e Nova Andradina. Dois Postos de Comando Avançado foram montados, sendo um na Fazenda Vaca Branca e outro na sede do Parque Estadual.

A coordenação das ações está a cargo do quartel do 6º Subgrupamento dos Bombeiros de Naviraí.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE