Zambelli oficia Mesa para apurar possível uso de drogas do deputado Kannário

DeputadoKannário se envolvel em acidente na Bahia

| INFORMATIVOMS / TERRABRASILNOTICIAS


divulgação

A deputada federal Carla Zambelli apresentou, nesta segunda-feira (29), Requerimento de Representação ao presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, contra o deputado federal Igor Kannário, devido a envolvimento em acidente de trânsito sem ter averiguado eventual necessidade de socorro e por possível uso de substância entorpecente.

O acidente ocorreu em 13 de novembro de 2021 na estrada do Coco, localizada em Lauro de Freitas/BA, região metropolitana de Salvador, conforme noticiado pela imprensa baiana.

A parlamentar apresentou imagens retiradas das próprias redes sociais do deputado nas quais mostram, em um vídeo, Kannário conduzindo seu veículo automotor enquanto utilizava substância entorpecente.

Carla Zambelli frisa que a divulgação de vídeo dentro de um veículo com uso de droga ilícita é atentatório ao decoro parlamentar, bem como desrespeita o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, o qual caracteriza como crime “a condução de veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão de substância psicoativa”.

A deputada pede a instauração de procedimento para apreciação do caso e encaminhamento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Zambelli solicita ainda, dado o amplo direito de defesa, que o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia seja oficiado para informar se, “por ocasião do acidente supra narrado, o Representado foi submetido à perícia prevista nos artigos 269, IX e 277 do Código de Trânsito Brasileiro”.

Exame toxicológico parlamentar
Zambelli é autora do Projeto de Resolução nº 68/2020, que exige do parlamentar a realização anual de exame toxicológico de larga janela de detecção, prevendo-se como consequência para a constatação do uso de droga ilícita o cometimento de infração ético-disciplinar sujeita à sanção de perda do mandato.

A proposta encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando designação de relator.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE