Com mais de 40 mil casos de dengue, saúde faz alerta de cuidados contra focos do mosquito em MS

| INFORMATIVOMS / DOURADOS AGORA


Com 40.176 mil casos confirmados e 40 mortes por dengue, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) faz alerta para o combate contra os focos do mosquito Aedes aegypti em todo Mato Grosso do Sul. De acordo com a pasta, este período de chuvas e calor é o ideal para proliferação do inseto.

Segundo o Boletim Epidemiológico, atualmente o estado apresenta 40.176 casos confirmados da doença em 2023. O índice representa aproximadamente o dobro dos casos registrados no ano anterior, que somaram 21.328 pessoas contaminadas de janeiro a dezembro.

Entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 74 deles classificam-se com alta incidência de casos prováveis para a doença, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ribas do Rio Pardo, Terenos, Paranaíba e Tacuru apresentam incidência média, enquanto apenas Aparecida do Taboado atinge baixa incidência.

Campo Grande lidera a lista com o maior número de casos confirmados da doença, com 11.801, seguida por Três Lagoas (4.613) e Corumbá (2.202).

A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE