Coronel David pede restauração da estátua de Manoel de Barros, vandalizada em 2021

| INFORMATIVOMS / ASSESSORIA DE IMPRENSA - DEP. ESTADUAL CORONEL DAVID


Foto: reprodução - Assessoria de Imprensa - Dep. Estadual Coronel David

O deputado estadual Coronel David (PL) indicou ao Governo do Estado a restauração da estátua do escritor Manoel de Barros, vandalizada em abril de 2021, localizada na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Além disso, o parlamentar pede a implementação de ações preventivas para proteção do monumento de futuros atos de vandalismo.

Inaugurada em 2017, a homenagem ao poeta foi esculpida em bronze pelo artista campo-grandense, Ique Woitschach. A obra, considerada patrimônio cultural do Estado, apresenta danos nos óculos e no rosto, além do pé da escultura que foi serrado.

Manoel Wenceslau Leite de Barros, um dos poetas mais influentes do século XX, deixou um legado significativo na literatura brasileira. Nasceu em Cuiabá (MT) em 19 de dezembro de 1916 e aos 13 anos se mudou para Campo Grande (MS), onde permaneceu até o final de seus dias.

Literatura

Embora pertencente cronologicamente à Geração de 45, sua obra é formalmente associada ao pós-modernismo brasileiro, com influências das vanguardas europeias do início do século e da poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade.

Reconhecido por sua notável contribuição literária, Manoel de Barros recebeu diversos prêmios (incluindo dois Jabutis) e foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Sua influência na contemporaneidade literária é inegável, sendo considerado o poeta brasileiro mais aclamado nos meios literários.

Um detalhe curioso que destaca sua importância é que, enquanto ainda estava ativo na escrita, Carlos Drummond de Andrade recusou o título de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros. Sua obra mais icônica, “Livro sobre Nada”, publicada em 1996, é um marco na poesia brasileira. O poeta faleceu em 13 de novembro de 2014.

Estátua

A estátua de Manoel de Barros é uma homenagem de Mato Grosso do Sul a esse grande poeta. No entanto, o monumento tem sofrido com atos de vandalismo, o que preocupa os defensores do patrimônio cultural.

Coronel David tomou a iniciativa de encaminhar a indicação ao governador do Estado, Eduardo Riedel, em respeito e preservação do legado de Manoel de Barros, sobretudo para proteção desse valioso patrimônio cultural.

“A restauração da estátua e medidas de segurança são passos para garantir que a memória desse ilustre poeta brasileiro seja preservada para as futuras gerações”, disse o deputado.

Para o presidente da (ASL) Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique Alberto de Medeiros Filho, é um absurdo o descaso da administração pública com o patrimônio que é símbolo para a cultura do Estado.

“Já tem anos que não fazem a reparação daquilo, é algo inaceitável. Na verdade, dá impressão que realmente é um descaso que normalmente as administrações públicas têm com a própria Cultura.”

Virou novela

O presidente da ASL destaca a impressão de que existe um esquecimento do poder público com a Educação e Cultura.

“É algo que não tem cabimento e cada vez que sai alguma matéria sobre isso ou algum destaque, eles dizem: ‘não, estamos arrumando daqui a pouquinho’. Eles não vão arrumar nada e é isso que está acontecendo: uma novela! A novela do pé do Manoel”, finaliza.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE