Aeroporto amanhece com painéis travados no 1º dia da gestão de concessionária

Pequenas mudanças, ainda não percebidas por passageiros, anunciam nova gestão no local

| INFORMATIVOMS / CAMPO GRANDE NEWS - CASSIA MODENA E ANTONIO BISPO


'Opa. Sua tela travou', diz mensagem exibida no painel (Foto: Henrique Kawaminami)

Começa oficialmente nesta sexta-feira (13) a operação da empresa espanhola Aena, no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Alguns painéis de LED espalhados pelo local anunciam em looping a chegada da concessionária, enquanto estão travados os que deveriam mostrar o status dos voos previstos para embarque e desembarque na Capital.

Não saber se está confirmado o voo agendado para ir até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP), já atrapalha a estudante de medicina Maíra Lacerda, 33. 'E desde que cheguei não tem ninguém no guichê para perguntar', reclamou nesta manhã.

Maíra aproveitou o feriado para ir até a Bolívia visitar amigos e retirar documentação referente ao curso universitário que faz. Ela não sabia que a Aena assumiu o aeroporto.

A estudante frequentou bastante o local nos últimos dois anos para ir até Belo Horizonte (MG), sua cidade natal, e percebeu que houve reformas. 'Inclusive, da última vez que estive aqui, estava reformando e precisei dormir em um hotel próximo. Estava sem estrutura para aguardar o meu voo. Agora, está mais bonito e a estrutura é satisfatória, mas sinto falta de um restaurante', disse.

Mudanças tímidas - Além dos painéis com anúncios da empresa, foram retiradas as placas com logo da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), empresa pública que antes administrava o aeroporto. Elas foram substituídas por outras com logomarca da Aena. Fora isso, nenhuma outra mudança nas áreas comuns é perceptível.

De acordo com o contrato, a operadora terá três anos para realizar investimentos de adequação do terminal. Ela entregará até dezembro o anteprojeto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) com os planos para a ampliação e modernização. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026, segundo a Aena.

Inicialmente, a empresa informou que planeja implantar um novo sistema de conexão à internet wi-fi, mais estável e veloz; adequar a iluminação; instalar ar-condicionado em todas as áreas do terminal; e melhorar os banheiros e demais áreas comuns. Em relação ao estacionamento, a concessionária estuda alternativas.

O empresário Jean Nichsony Pandolff, 46, é outro passageiro que não percebeu muitas mudanças no aeroporto. Ele o frequenta a cada 15 dias desde 2017, para fazer viagens a trabalho do Espírito Santo até Mato Grosso do Sul.

Igual à Maíra, só notou que algumas reformas feitas nos últimos meses deram a impressão que o aeroporto 'está mais novo', pontua.

Primeiro voo - Via assessoria de imprensa, a Aena divulgou o primeiro voo a pousar no aeroporto sob a sua operação: o 2713, da empresa Azul, que saiu de Campinas (SP) e pousou no terminal da capital de Mato Grosso do Sul à 00h12.

Após o pouso, houve uma saudação com luzes dos carros de bombeiros. Já a primeira decolagem foi de outro voo também da Azul, às 2h35, com destino a Campinas.

Sobre os painéis - A supervisão do aeroporto foi procurada pela reportagem, mas não foi encontrada no local e não atendeu às ligações.

A assessoria da Aena foi contatada para comentar sobre o problema técnico e afirmou que responderá durante a coletiva de imprensa que vai promover no local ainda nesta manhã.

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