Mais seguro e com modo escuro, Android 10 começa a ser liberado

| CAMPO GRANDE NEWS / ADRIANO FERNANDES


Layout do sistema operacional com a nova atualização. (Foto: Pedro Vital/Reprodução/TechTudo)

Apostando em mais segurança e o tão aguardado modo escuro, a versão final do Android 10, começou a ser liberado pelo Google, nesta terça-feira (3).  A atualização do seu sistema operacional que chega para substituir o Android 9.0 (Pie) em smartphones compatíveis.

O download foi disponibilizado, inicialmente, para usuários do Google Pixel, linha de celulares da própria empresa, e deve chegar a dispositivos de marcas como Samsung e Motorola nos próximos meses. 

Entre as principais funções do novo sistema, está o modo escuro, que deixa a interface do aparelho baseada nas cores preto e cinza, com o objetivo de evitar o cansaço visual e poupar bateria em dispositivos com tela OLED e similares.

Além disso, novidades que visam a aumentar a privacidade do usuário também são destaque da nova versão. O sistema, que era esperado como Android Q, passa a se chamar simplesmente Android 10, conforme o Techtudo.

Modo escuro

Na prática, o recurso permite trocar a base das cores do sistema para preto e cinza-escuro, deixando a tela menos luminosa e poupando a visão do usuário. Em dispositivos com display OLED, cuja tecnologia produz ainda menos luz em áreas escuras, o tema noturno ainda deve economizar energia.

Privacidade

O Google também colocou a privacidade como um dos principais focos no Android 10. No novo sistema, é possível bloquear o acesso de aplicativos à localização do dispositivo enquanto estão em segundo plano. Com isso, o usuário poderá escolher quais apps poderão visualizar as informações do GPS quando não estão sendo executados.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE