168 ônibus escolares são entregues para municípios de Mato Grosso do Sul

Os veículos são equipados com Plataforma Elevatória Veicular (PEV)

| INFORMATIVOMS / DOURADOS AGORA


Geyson Magno - MEC

28/04/2021 13h02 - Por Assessoria de Comunicação Social do FNDE

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, participaram da entrega de 168 ônibus escolares para os municípios do estado de Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes no evento a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, parlamentares e prefeitos do estado sul-mato-grossense.

O estado recebeu três tipos de ônibus, com diferentes capacidades de lotação, um comportando 23 estudantes, outro com 29 e um terceiro modelo com 59 lugares.

Os veículos são equipados com Plataforma Elevatória Veicular (PEV), do tipo poltrona móvel, para viabilizar a entrada e saída dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida, sempre com segurança e autonomia.

Durante a entrega dos ônibus, o ministro Milton Ribeiro ressaltou a importância do transporte escolar na formação dos estudantes.

'Essa é uma ação de extrema importância para a universalização do ensino no país. Assegurando o acesso do aluno à escola, consequentemente estamos assegurando sua permanência, seu aprendizado e sua segurança', destacou.

O presidente do FNDE, Marcelo Ponte, lembrou a todos que a entrega da frota faz parte do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

'A ideia é garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e ampliar o acesso e a permanência dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

Nós, do FNDE, ao lado do Ministério da Educação e do Governo Federal, estamos sempre nos esforçando para que os nossos alunos tenham uma educação de qualidade.

Essa nova frota de veículos vai aproximar ainda mais o estudante da escola e trazer mais conforto e segurança.

O que realmente importa é dar condições para que essas crianças, esses jovens, tenham um futuro melhor', disse Marcelo Ponte.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, comentou que é muito bom ver o Brasil avançando.

'O Estado de Mato Grosso do Sul tem muitas estradas, muitos caminhos, e os prefeitos muitas vezes encontram dificuldades para levar as crianças para as escolas.

Com a educação, vamos cada vez mais melhorar o país e, com esses ônibus, estamos no caminho certo', afirmou a ministra.

A oferta de transporte escolar é considerada uma importante ação para universalizar a educação brasileira, promover a acessibilidade e a garantia do acesso e permanência dos alunos nas escolas.

No Censo Escolar de 2019, foram registrados 8,5 milhões de alunos que utilizam transporte escolar, o que representa 22% do total de matrículas da rede pública de educação básica.

No ano de 2020, o FNDE repassou R$ 720 milhões a estados e municípios para manutenção de veículos, compra de combustíveis ou terceirização do serviço, entre outras possíveis destinações, por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

O programa tem por objetivo apoiar, no âmbito da educação básica, o acesso e a consequente permanência de alunos residentes em áreas rurais às instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar desses estudantes.

Só para o Estado de Mato Grosso do Sul foram repassados R$ 11,7 milhões, por meio do Pnate, no ano passado.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE