Campo Grande sai da classificação de risco ‘extremo’ para a de ‘alto’ no programa Prosseguir

| INFORMATIVOMS / O PROGRESSO


Crédito: Subcom/Divulgação

O governo de Mato Grosso do Sul atualizou nesta quarta-feira (28) o mapa de risco para a pandemia de Covid-19 do programa Prosseguir. Campo Grande e Itaquiraí, que na edição anterior de 14 de abril figuravam com a pior classificação, bandeira cinza (risco alto), progrediram e foram enquadradas na bandeira de cor vermelha (risco alto).

No novo mapa nenhum município do estado recebeu a bandeira cinza. Entretanto, a quantidade de cidades que receberam a classificação de risco alto (bandeira vermelha) subiu de 47 para 58 na comparação das duas últimas edições. Já a dos municípios que estavam com bandeira laranja (grau de risco médio) caiu de 30 para 20.

No mapa do dia 14 de abril nenhuma cidade sul-mato-grossense havia recebido a classificação amarela (risco tolerável). Neste novo um município teve este enquadramento, Nioaque.

Toque de recolher

O decreto do governo do estado 15.644, de 31 de março deste ano, estabelece que com base nas bandeiras de classificação dos municípios apontadas pelo programa Prosseguir são definidos os horários do toque de recolher nas cidades.

Nas cidades com classificação das bandeiras verde, amarela e laranja é mais flexível, das 22h até às 5 da manhã. Já os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; e nas de cor cinza, o toque de recolher é das 20h até às 5h.

O programa

Para definir a bandeira de cada cidade são levados em conta uma série de indicadores, entre eles disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de testes, redução de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.

O programa “Prosseguir” foi criado para avaliar e classificar os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), a fim de nortear os agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE