Candidato morreu em dia de 33ºC, durante prova com corrida de 12 minutos às 13h

Goiano de 25 anos morreu após passar mal no local em que ocorriam os testes físicos de concurso da PM

| INFORMATIVOMS / CAMPO GRANDE NEWS - MARISTELA BRUNETTO, DAYENE PAZ E BRUNA MARQUES


Testes físicos do concurso da PM seguiam ocorrendo esta manhã (Fotos: Henrique Kawaminami)

O candidato a soldado da PM (Polícia Militar) que faleceu hoje cedo após passar mal no teste de aptidão física do concurso, Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, participava ontem das provas que envolviam corrida de até 12 minutos, barras e flexões. Ele apresentou à organização da seleção um atestado de aptidão física assinado por médica de Goiânia, onde vivia, com data de 27 de julho, requisito obrigatório. Ontem, foi registrado o dia mais quente do inverno, com temperatura se aproximando de 35°C, com agravante da baixa umidade do ar.

A informação obtida pela reportagem é que o jovem fez a prova no final da manhã, quando passou mal, no Centro Olímpico Rui Jorge da Cunha, na Vila Nasser. No local, foi montada uma tenda, onde os candidatos permaneciam à espera da vez de fazer o teste. A empresa responsável pela seleção, Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), informou que quando Arthur passou mal, foi atendido por equipe médica designada para acompanhar as provas e levado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Coronel Antonino, sendo depois transferido para o Hospital Adventista do Pênfigo, onde foi entubado e faleceu. De início, foi identificado que ele teria ficado desidratado.

Os portões foram abertos para as provas às 6h da manhã. Pelo edital, os candidatos deveriam percorrer 2,4 mil metros em até 12 minutos, além de realizar cinco flexões na barra, no caso de homens, e ainda, flexões abdominais, 28 para mulheres e 32 para homens, conforme o edital do concurso divulgado no Dário Oficial.

Os exercícios foram definidos para avaliar as condições de força, coordenação, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, capacidade aeróbica, anaeróbica, muscular e velocidade, com a finalidade de verificar o condicionamento físico dos candidatos para os esforços físicos a que serão expostos durante o curso de formação e a resistência necessária para atuar como policial militar, segundo o edital.

O Idecan informou que há mais de 40 dias havia divulgado as diretivas para os exames físicos. O próprio edital do concurso apontou que para essa fase os candidatos deveriam dormir bem na noite anterior, estarem alimentados, sem consumo de bebida alcoólica ou substância química para estarem “em boas condições'.

Além de Arthur, ontem saíram informações de que outros dois candidatos passaram mal durante a prova. Hoje cedo, elas continuavam sendo realizadas. O jovem também estava participando do processo seletivo para a PM do Distrito Federal.

O Idecan informa que está auxiliando os familiares de Matheus. A Secretaria do Governo divulgou nota se solidarizando com os parentes e amigos do candidato. Considerou que mesmo com “todo cuidado e responsabilidade pela aplicação da mesma (prova) é necessário apuração célere que não deixe margens para novas tragédias, motivo pelo qual já iniciou uma apuração isenta e objetiva'.

Conforme o edital do concurso, o Comando da PM manteria uma comissão técnica para acompanhar os passos da seleção.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE