Cada vez mais se fala da importância de cuidar da saúde mental, mas nem todas as pessoas têm acesso aos serviços de acompanhamento psicológico. Para a população que não tem condições de pagar por consultas, o Laboratório de Serviço de Psicologia Aplicada (LABPSA), do curso de Psicologia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), está oferecendo atendimento online e gratuito para maiores de 15 anos.

O atendimento psicológico será realizado gratuitamente e de forma remota, sendo necessário que os pacientes façam inscrição pelo link https://forms.gle/6xDeYGnfqL1u2z4b6. No momento da inscrição, aparecem todas as informações detalhadas do serviço e da conduta esperada do paciente. Para a realização do atendimento online, o usuário deve definir quais horários em que deseja o atendimento. Ainda, o paciente precisa ter acesso a computador ou celular com câmera, microfone e internet estável.

É importante que as pessoas interessadas no atendimento tenham compromisso em realizar o tratamento de forma contínua. Os pacientes que vierem a faltar nas sessões sem devida justificativa serão desligados. Diante da necessidade de faltar, o usuário do serviço deve informar com 24 horas de antecedência. Na segunda falta consecutiva ou alternada, justificada ou não, o usuário em atendimento será desligado.

Laboratório escola

O LABSPA/UFGD é um serviço-escola, portanto, os serviços psicológicos são prestados por alunos(as) estagiários(as) do Curso de Psicologia da UFGD, orientados semanalmente por professores-psicólogos com titulação de mestres e/ou doutores, devidamente credenciados para supervisão online e registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP-14-MS). Os atendimentos psicoterápicos individuais têm duração de até 50 minutos e os atendimentos em grupo tem duração de até duas horas e meia.

Em se tratando de atendimento em uma Clínica ligada à Universidade, as informações colhidas nas sessões serão utilizadas para fins acadêmicos e de pesquisa, sendo seu conteúdo tratado de acordo com os princípios basilares da Bioética – não-maleficência, beneficência, autonomia e justiça assim como os princípios estabelecidos no Código de Ética do Psicólogo. Dessa forma todos os usuários do serviço em atendimento deverão assinar Termo de Consentimento Livre Esclarecido – TCLE (jovens acima de 18 anos e adultos e pais/responsáveis de adolescentes de 15 a 18 anos).



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE