Flagrante de Urutau no centro da cidade divide espaço com casos de sucuri e onça

Maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados tem sido palco frequente de flagrantes selvagens

| 94 FM DOURADOS / ANDRé BENTO


Flagrante de Urutau no centro divide espaço na história recente do município com as surpreendentes aparições de sucuris perto do shopping e até de uma onça em bairro residencial (Foto: 94FM)

Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, com população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 222.949 habitantes, Dourados é palco frequente de flagrantes selvagens. O inusitado “ensaio fotográfico' de um Urutau no centro da cidade, ocorrido nesta semana, divide espaço na história recente do município com as surpreendentes aparições de sucuris perto do shopping e até de uma onça em bairro residencial. 

Conforme revelado pela 94FM, no domingo (28) o trabalhador Ailton dos Santos, de 39 anos, teve a oportunidade de fotografar o exótico Urutau mãe-da-lua a um metro de distância quando atuava na poda de uma árvore na área central.

O flagrante ocorreu na calçada de uma escola particular localizada na Avenida Weimar Gonçalves Torres, bem na frente do Edifício Adelina Rigotti, onde fica a 94FM. “Tive a oportunidade de tirar essas fotos a um metro de distância dele. É uma coisa bastante rara, é uma ave muito linda, tirei do meu próprio celular', celebrou Santos. (clique aqui para conferir)

Urutau foi flagrado em árvore no centro de Dourados dia 25 de agosto de 2019 (Foto: Ailton dos Santos/Divulgação)VEGETAÇÃO DE CERRADO

De acordo com o Perfil Socioeconômico 2018 de Dourados, elaborado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o município “possui uma extensa vegetação de cerrado e com grandes manchas de matas tropicais'.

“De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), atualmente o município de Dourados conta apenas com 42 hectares de Mata Atlântica. Pois, desde a década de 1970, houve uma intensa ocupação de pastagens e plantios de soja no Estado de Mato Grosso do Sul', detalharam os pesquisadores.

SUCURIS

Com 4.096,90 quilômetros quadrados e topografia plana, o município também tem tido frequentes flagrantes de sucuris na área urbana. Em setembro de 2018 uma serpente de tamanho estimado em mais de dois metros de comprimento foi capturada sobre a cerca instalada ao redor do parque Arnupho Fioravante, na Rua Santos Dumont, a poucos metros do shopping.

Um ano antes, após a 94FM contar a história da sucuri Mafalda, nome dado por servidores do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) à cobra de mais de três metros de comprimento flagrada perto de um contêiner instalado pelo órgão no mesmo parque, o cabo Aparecido dos Santos, lotado na PMA (Polícia Militar Ambiental), revelou que flagrantes desses são comuns.

'É comum sim [haver flagrante de sucuris em Dourados]. Por onde passa o Córrego Paragem, nos altos do Izidro e Jardim Água Boa, já foram avistadas, tanto no ano de 2015 e 2016 quanto esse ano', revelou o militar na ocasião. 'É uma mata ciliar preservada, e querendo ou não o córrego está sendo bem preservado', explicou. (clique aqui para recordar)

Sucuri foi flagrada em parque ao lado do shopping no dia 25 de setembro de 2018 (Foto: Arquivo/94FM)

BACIA DO RIO PARANÁ

Pertencente à bacia hidrográfica do Rio Paraná, Dourados tem como principais rios o Rio Dourados, que possui 370 Km de extensão, sendo 150 Km navegáveis, conforme o perfil socioeconômico.

“É afluente pela margem direita do rio Brilhante; constitui limites entre Dourados e Ponta Porã, Laguna Carapã, Caarapó, Fátima do Sul e Deodápolis. Nasce na Serra de Maracaju, próximo à cidade de Antônio João. b) Rio Santa Maria, afluente à direita do rio Brilhante, nasce na Serra de Maracaju e divide o município de Dourados e Itaporã. c) Rio Peroba, afluente a direita pelo rio Santa Maria; sendo o limite entre os municípios de Dourados e de Itaporã. d) Rio Brilhante forma junto com o rio Dourados o rio Ivinhema; limite entre os municípios de Rio Brilhante e Dourados', informa o documento.

ONÇA-PARDA

Em janeiro de 2018 a maior cidade do interior do Estado testemunhou o flagrante selvagem mais surpreendente, quando uma onça-parda foi flagrada no final da manhã do dia 30 por um morador da Vila Rosa escondida num pé de jaca na Rua Santos Dumont.

O animal passou ao menos 24 horas acuada diante do cerco montado pelas autoridades ambientais e somente no dia seguinte, perto das 13h, foi atingido por sedativos lançados em dardos e caiu na rede de contenção armada por militares da PMA e do 2º Grupamento de Bombeiros Militar.

Examinado e tratado no hospital veterinário de uma universidade particular da cidade, o felino foi identificado como um macho e devolvido à natureza em mata da região não especificada pelas autoridades. (clique aqui para relembrar)

Onça-parda foi encontrada sobre árvore na Rua Santos Dumont no dia 30 de janeiro de 2018 (Foto: Adilson Domingos)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE