Geral
Deputado Amarildo queria apresentar projeto contra plantio de soja no Pantanal
Ao todo, três propostas estavam no rascunho do gabinete do petista, que faleceu na sexta-feira (17)
| GABRIELA COUTO / CAMPO GRANDE NEWS
Antes de falecer, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) tinha deixado três projetos de lei que iria propor no rascunho. Os textos estavam prontos para serem protocolados na Assembleia Legislativa. No entanto, o parlamentar não resistiu a uma parada cardíaca, na última sexta-feira (17).
No áudio compartilhado nos grupos de WhatsApp é possível ouvir o petista determinando a equipe jurídica os próximos passos para apresentação de uma das matérias no Plenário, a proposta de proibir o plantio de soja no Pantanal. Ouça abaixo a voz de Amarildo orientando seu desejo no domingo, dia 12 de março, antes de ser hospitalizado.
De acordo com o chefe de gabinete de Amarildo, Paulo Barbosa, ainda é muito cedo para determinar o que serão feitos com os projetos que estavam prontos. “Da mesma forma que foi feito quando ele assumiu, após a perda do Cabo Almi para a covid-19, deve ser canalizado para o gabinete da suplente ou distribuído para a bancada do partido', ponderou.
Um dos advogados do gabinete de Amarildo, Márcio Guinancio explicou que os projetos aguardavam apenas ele receber alta médica para serem apresentados e lidos no plenário. A medida faz parte do regimento interno da Casa de Leis.
“Fizemos o estudo e ficou só no rascunho, não foi protocolado. Além do projeto que proibia soja no Pantanal, ele ia reapresentar o pedido de criação da Frente Parlamentar do Enfrentamento à Intolerância Racial, na quarta-feira (15), mas já estava internado. E um outro projeto que criava o Dia da Democracia no calendário estadual', afirmou o assessor jurídico.
Os três projetos devem ser analisados pela bancada petista, para dar encaminhamento à vontade de Amarildo Cruz. A confirmação é da assessoria de imprensa do deputado estadual Pedro Kemp (PT). Ele disse que vai reapresentar os projetos do amigo, sem dar detalhes.
Já a assessoria de imprensa do deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, explicou que o parlamentar ainda não deu andamento a essas questões. Desde que teve alta no sábado (18), está em repouso absoluto das duas cirurgias de cateterismo que foi submetido.
A Mesa Diretora ainda não divulgou a data da posse da suplente de Amarildo, Gleice Jane Barbosa (PT). Também deve ser definido quem irá assumir a liderança da bancada, já que era o papel do petista.
Petição - Desde julho do ano passado, o SOS Pantanal iniciou uma campanha contra o plantio de soja na maior planície alagada do mundo. Com a seca nos últimos anos, na área do bioma, em Mato Grosso do Sul, áreas antes protegidas pelas águas foram convertidas para o plantio de soja. No estado vizinho, o Mato Grosso, já existe uma legislação que proíbe o plantio de soja no Pantanal. Por isso, foi criada uma mobilização chamada #PantanalNãoÉLugarDeSoja nas redes sociais, pedindo assinaturas de uma petição para proibir a prática. O Pantanal é um santuário da biodiversidade, com pelo menos 4,7 mil espécies, sendo 3,5 mil espécies de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, algumas delas em risco de extinção.