Mundial de Clubes: Fifa quer eliminar oitavas, e só líderes passariam

Torneio estendido, que acontece a partir de 2025, deve classificar apenas primeiros colocados dos grupos. Flamengo e Palmeiras estarão entre 32 participantes

| GLOBOESPORTE.COM / MARTíN FERNANDEZ


Entenda o novo formato do Mundial de Clubes

A primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa com 32 times, a ser disputado em 2025, já tem fórmula definida, com uma diferença importante em relação à Copa do Mundo – que até o Catar o mesmo número de participantes: não haverá oitavas de final . Flamengo e Palmeiras estão garantidos no torneio.

Entenda formato e tudo sobre o novo Mundial de ClubesFifa quer manter versão menor e anual do Mundial de Clubes

Mundial de Clubes 2023: veja data e local do torneio

Ou seja: os 32 participantes serão divididos em oito grupos com quatro times cada um, mas só o campeão de cada chave avança para a fase eliminatória. A partir daí, os oito classificados se enfrentam em quartas de final, semi e final.

Isso significa que Palmeiras e Flamengo, os dois times já classificados para a primeira edição do novo Mundial, terão que vencer seus grupos para chegar até o mata-mata .

É certo que os dois terão que superar pelo menos um clube europeu na chave, afinal a Uefa terá 12 vagas na competição. A América do Sul terá seis. Os outros quatro classificados serão os campeões da Libertadores de 2023 e 2024 e mais dois por ranking – um ranking que só levará em conta o desempenho em competições sul-americanas entre 2021 e 2024.

Até o momento, nove equipes estão garantidas no Mundial de Clubes de 2025, todas confirmadas pela Fifa:

Palmeiras (Brasil) - campeão da Libertadores 2021Flamengo (Brasil) - campeão da Libertadores 2022Chelsea (Inglaterra) - campeão da Champions League 2020/2021Real Madrid (Espanha) - campeão da Champions League 2021/2022Al Hilal (Arábia Saudita) - campeão da Liga dos Campeões da Ásia de 2021Al Ahly (Egito) - campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021Wydad Casablanca (Marrocos) - campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022Monterrey (México) - campeão da Concachampions de 2021Seattle Sounders (Estados Unidos) - campeão da Conchampions de 2022

Além de Real Madrid e Chelsea, os outros 10 classificados da Europa serão os campeões da Champions League da atual temporada e de 2023/24, e mais seis times definidos com base no ranking a ser criado pela Fifa. Tal lista levará em conta apenas o desempenho em competições europeias entre 2021 e 2024.

Vale ressaltar: cada país pode ter apenas dois representantes. As exceções serão caso mais de duas equipes da mesma nação ganhem o torneio continental de sua confederação . Como Palmeiras e Flamengo estão garantidos no Mundial, outra equipe do Brasil só irá ao torneio caso ganhe a Libertadores em 2023 ou 2024. Nenhum time brasileiro poderá se classificar pelo ranking.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE