Esportes
Libertadores: Atlético-MG tem 75% de chance de cair em grupo com time brasileiro; veja regras
Sorteio das chaves será em 27 de março; Galo entra no pote 4 por vir da fase preliminar
| GLOBOESPORTE.COM / FRED RIBEIRO
O Atlético-MG conseguiu presença na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. Irá conhecer seus adversários em sorteio no dia 27 de março (segunda-feira), no Paraguai. O Galo estará no pote 4, e pode encarar a chave com um time brasileiro. Inclusive, a chance é grande.
+Mais notícias do Atlético +Contratações do Galo: veja quem chega, quem fica e quem sai
A Conmebol só permite dois times do mesmo país no grupo se um deles vier da "pré-Libertadores". É o caso do Atlético. E, de um total de oito grupos, há seis times brasileiros a serem alocados separadamente. Assim, a probabilidade é de 75% (6 em 8).
Os cabeças de chaves da Libertadores são Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR. Já no pote 2 há Internacional, Corinthians e Fluminense. No pote 3 estão times como os bolivianos Bolívar e The Strongest, além do Argentinos Juniors.
Essas definições se baseiam no ranking de clubes da Conmebol, com duas nuances: o campeão da Libertadores (Flamengo) é necessariamente cabeça de chave do grupo A. O campeão da Sul-Americana (del Valle) vai direto para o pote 2 ou, se sua posição no ranking permitir ser cabeça de chave (que é o caso), ele sobe de pote.
O Atlético poderia escapar de um grupo com brasileiros, mas poderia enfrentar uma chave com Boca Juniors, Olimpia, Nacional do Uruguai ou River Plate como os "cabeças", além de Barcelona de Guayaquil, Atlético Nacional de Medellín, Racing Club ou Colo-Colo.
O sorteio dos grupos da Libertadores, em 2023, será presencial. Membros da diretoria do Atlético - provavelmente o diretor de futebol Rodrigo Caetano, estarão em Luque-PAR, sede da Conmebol. O evento começa às 20h (de Brasília), com a parte da Sul-Americana, e logo em seguida as bolinhas da Libertadores.
O Atlético ainda irá conhecer seus adversários, mas já sabe as datas-base dos jogos da fase de grupos, bem como a ordem dos mandos de campo. Por ser time originário da "pré", o Galo fará a estreia nessa etapa em casa (sem Hulk, suspenso). Depois será a seguinte ordem: fora, casa, casa, fora, fora.
A fase de grupos será disputada de 5 de abril a 28 de junho. Certeza é que o Galo não irá usar a Arena MRV - a ser inaugurada em agosto para setembro - até a etapa das quartas de final, previstas para 23 e 30 agosto.
Para a fase de grupos, o Atlético poderá inscrever mais cinco jogadores na lista de "boa-fé", que foi de 45 inscritos na pré. Os cartões amarelos são herdados, e só serão zerados nas oitavas. Além de Paulinho, o lateral direito Saravia também está pendurado com dois amarelos.
Os potes já definidos da Libertadores:
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv