Geral
Eleita ‘Cria do Aero Rancho’, Maria só sai do bairro se for para o cemitério
Há 34 anos, ela vive no setor 7 do bairro, que garante ser o melhor de Campo Grande
| JéSSICA FERNANDES / CAMPO GRANDE NEWS
Do Bairro Jardim Aero Rancho, Maria do Céu Oliveira da Silva, de 78 anos, só vai embora se for pra ir direto pro Cemitério Jardim das Palmeiras. A moradora é tão apaixonada pelo lugar onde vive há 34 anos que ganhou o título de ‘cria’ do bairro.
Natural do Rio Grande do Norte, Maria se mudou com a família para o Estado aos três anos onde viveu até os 15 anos. Em São Paulo, ela teve quatro filhos e depois de duas décadas retornou a Campo Grande e, consequentemente, passou a viver no setor cinco do bairro.
A senhora de cabelo curto grisalho e olhos claros chegou à região antes dos mercados, postos de saúde e asfalto. “Na época que tiramos a casa foi muito difícil. Aqui se chovia era barro, se não chovia era um pó que parecia canela', diz.
Quando chovia, segundo ela, a solução para as filhas não sujarem o calçado era usar sacola de plástico para se proteger do barro. Maria narra os fatos achando graça, como na vez que a filha perguntou se um dia mudariam de bairro caso ficassem ricos.
“Minha filha Alessandra falou: ‘Mãe, a senhora jura que se ganharmos na Mega-Sena a gente sai daqui?’. Eu falei assim: ‘Eu juro que compro uma bota pra cada uma, mas do Aero Rancho não saio', recorda.
O Aero Rancho nunca perdeu o brilho aos olhos da dona Maria mesmo o cenário não sendo dos mais encantadores há três décadas. Enquanto viu vizinhos indo embora, vendendo as casas, ela seguiu transformando o lar onde criou os filhos e hoje recebe a visita dos sete netos e cinco bisnetos.
Nos dedos da mão, Maria conta quem são os vizinhos que chegaram na mesma década e continuam ali. Contando com ela, ao todo, são cinco que seguem na mesma rua sem planos de partir. “Me enraizei aqui', ressalta.
Cria com orgulho - O título de cria foi uma iniciativa de um amigo e morador de outro setor. Ismael foi quem elaborou o certificado e o entregou pessoalmente na semana passada no Dia Internacional da Mulher.
A surpresa foi organizada com o apoio de uma das filhas de Maria, a Margareth Augusta de Oliveira. Maria fala como se sentiu com o título. “Pra mim foi uma surpresa, não estava esperando, foi tudo uma armação do Ismael e minha filha. Fiquei muito surpresa e orgulhosa', comenta.
O orgulho é tanto que a moradora aproveita para fazer propaganda do lugar que garante ser o melhor para viver na Capital. “Amo o Aero Rancho de paixão, tenho todo orgulho de falar. Eu gosto de tudo, porque aqui tenho de tudo. Sou atendida no posto, tem farmácia, mercado pra todo lado. É o melhor bairro para se morar', conclui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).