
Esportes
Caso Lineker: jogadores da Premier League não darão entrevistas em apoio ao comentarista
Artilheiro da Copa de 86 foi afastado de programa da BBC por fazer críticas ao governo nas redes sociais
| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE
Os jogadores da Premier League não darão entrevistas à emissora inglesa BBC depois dos jogos deste sábado. A medida, anunciada pela associação de atletas profissionais da Inglaterra (PFA, na sigla original), visa dar apoio a Gary Lineker, ex-jogador e comentarista de um programa da emissora que foi afastado de suas funções depois de ter criticado, nas redes sociais, a nova lei da imigração do governo do Reino Unido.
Em solidariedade, os colegas do programa “Match of the Day', os ex-jogadores da seleção inglesa Ian Wright, Alan Shearer e Micah Richards, anunciaram também que não fariam o programa.
“Fomos informados de que os jogadores envolvidos no jogo de hoje não serão convidados a participar de entrevistas com o Match of the Day. A PFA tem falado com membros que pretendem assumir uma posição coletiva para mostrar o seu apoio aos que optaram por não fazer parte do programa. Durante essas conversas, deixamos claro que como sindicato apoiaríamos todos os membros que pudessem enfrentar consequências por optarem por não cumprir os seus compromissos de transmissão. Esta é uma decisão de bom senso que garante que os jogadores não serão colocados nessa posição', diz a nota da PFA, que estendeu a medida para divisões inferiores também.
Um porta-voz da BBC confirmou que o programa deste sábado "será focado nas ações dos jogos, sem apresentador ou comentaristas no estúdio". Antes da decisão ser formalizada pela emissora, Lineker ainda acreditava que estaria à frente da atração neste sábado.
"Bem, foram alguns dias interessantes. Feliz que esta história ridiculamente fora de proporção parece estar diminuindo e muito ansioso para apresentar o Match of the Day no sábado. Obrigado novamente por todo o seu apoio incrível. Tem sido impressionante", escreveu ele na quinta-feira nas redes sociais. Neste sábado, ele foi ao estádio King Power e assistiu, das tribunas, o duelo entre Leicester e Chelsea.
A crise que levou ao afastamento de Lineker começou quando o ex-atacante da seleção inglesa, artilheiro da Copa do Mundo de 1986, fez críticas à linguagem usada pelo governo britânico no anúncio da nova política contra imigração, com o slogam "Parem os botes", em referência aos refugiados que chegam ao país por via marítima.
Contrário às medidas, Lineker comparou a comunicação do governo no lançamento do programa com a linguagem usada pelo regime nazista de Hitler na Alemanha do fim dos anos 1930.
O posicionamento de Lineker gerou críticas dos tabloides de direita do Reino Unido. A BBC, emissora estatal do Reino Unido, afirmou que considera os posicionamentos recentes de Lineker em suas redes sociais uma quebra das diretrizes da empresa. A medida, no entanto, gerou forte controvérsia, com alegações de que Lineker está sendo censurado por criticar o governo.
Gary Lineker apresentava o Match of the Day desde 1999, mas o programa é muito mais antigo e tradicional: a primeira edição aconteceu em 1964 e está no Guinness Book como "o programa de televisão esportivo mais longevo do mundo".