Nível do Rio Miranda sobe e desabriga 30 famílias em distrito

Rio ultrapassou a marca de 9 metros acima do nível e invadiu as propriedades por volta de 1 hora

| INFORMATIVOMS / CAMPO GRANDE NEWS - VIVIANE OLIVEIRA


Com apoio de patrola, ribeirinho faz a mudança para ponto seguro (Foto: divulgação)

Cerca de 30 famílias ribeirinhas, que vivem às margens do rio, na região do Loteamento do Noé e no Distrito Águas do Miranda, em Bonito, distante 257 quilômetros de Campo Grande, foram atingidas pelas enchentes durante a madrugada desta segunda-feira (27). O rio ultrapassou a marca de 9 metros acima do nível e invadiu as propriedades por volta de 1 hora. Algumas famílias não conseguira recolher animais e veículos.

Conforme representante do distrito, Sonia Percigili, a enchente já era esperada pelos moradores, em razão da chuva torrencial da última sexta-feira (24) na área urbana da cidade e  por isso o nível do rio estava sendo monitorado constantemente, mas o que surpreendeu foi o fato do rio subir de repente durante a madrugada. Veja, abaixo, o vídeo.

“Eles não esperavam esse volume de água e foram pegos de surpresa de madrugada. A situação é grave, muitos não tiveram tempo nem de tirar o carro do local e ficaram ilhados. Nós aqui do distrito estamos prestando apoio às famílias, ajudando na remoção e ao mesmo tempo, atendendo as famílias do distrito que estão em local de risco, porque essa água não vai demorar a chegar aqui', explicou ao site Bonito Mais Notícias.

Segundo Sônia, 20 famílias do distrito também já foram retiradas de suas casas e realocadas em locais seguros. Equipes da Secretaria de Obras e Assistência Social do município já estão no local, ajudando na remoção das famílias e prestando apoio com água potável, sacos de lixo, sacolões e lonas para retirada dos pertences dos moradores. “As famílias desabrigadas foram para escolas e acampamentos'.

Pontos turísticos - Após a chuva intensa da última sexta-feira (24), os atrativos turísticos no Rio Mimoso, Formoso e o Balneário Municipal continuam fechados fechados para limpeza e manutenção nesta segunda-feira (27).

Conforme a secretária de Turismo, Ana Cristina Trevelin, o município não teve registro de chuvas no sábado e domingo. O tempo se manteve nublado com garoas rápidas. As águas já baixaram nos rios e estão correndo dentro de seus leitos, mas ainda com volume acima do normal e com rapidez.

Estradas  - Reparos emergenciais estão sendo feitos nas rodovias MS-178, sentido Bodoquena, e na MS-382, rumo à Gruta do Lago Azul. Nos dois trechos a enxurrada causou danos na pista, abrindo duas crateras. Na MS-178 a Secretaria de Obras fez o aterro, porém por ser no asfalto o trecho continua parcialmente interditado. A Agesul informou que até amanhã (28) deve fazer o reparo adequado. Segundo a prefeitura, na MS-382 as equipes corrigiram a erosão e liberaram a pista.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE