Mato Grosso do Sul é o Estado com menos casos do Covid-19 do Brasil

Estado também tem o segundo menor número de mortes

| INFORMATIVOMS / CORREIO DO ESTADO


Foto: Divulgação - Veja tabela com o total de casos divulgados pelo Ministério da Saúde - Ministério da Saúde

Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro com o menor número de casos confirmados. É o que mostra os números apresentados pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (5), no dia em que o Brasil teve o maior número de mortes, 600, e chegou a 114.715 casos confirmados. O governo de Mato Grosso do Sul atribui o desempenho no combate à pandemia nas medidas de isolamento social, e também nas barreiras sanitárias e na coordenação com os municípios.  

Desde o início da pandemia, o Mato Grosso do Sul teve apenas 283 casos confirmados, enquanto vários estados tiveram milhares de contaminados, como São Paulo (34.053), Rio de Janeiro (12.391) e Ceará (11.470).

Quando se trata do total de óbitos, o Mato Grosso do Sul também aparece nas últimas posições. Com 10 óbitos até agora, apenas com menos que Tocantins, onde sete pessoas morrem por causa de Covid-19, uma doença causada por coronavírus.  

Para o governador Reinaldo Azambuja, o desempenho de Mato Grosso do Sul é resultado de um trabalho de ciência e iniciação ainda em janeiro, com a criação do Centro de Operações Especiais contra o Coronavírus (Coe-MS), que tem sido realizado como ações desde então.

“Estamos vivendo duas crises: uma de saúde e outra econômica, que também estamos lidando. Mas, desde o início, nossa maior prioridade foi e continua sendo salvar vidas. Estamos seguindo as orientações do nosso Centro de Operações Especiais contra o Coronavírus, da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos infectologistas e agindo com muita responsabilidade. Não podemos relaxar. Economia é possível recuperar, vidas não ”, afirmou Reinaldo Azambuja.

Barreiras

Além das medidas para evitar aglomerações como o fechamento de parques, o governo do Mato Grosso do Sul, 13 controles sanitários nas divisões com outros estados, como as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, estão fechadas e com recessos da Rede Estadual de Ensino e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, antecipados.

Mesmo com o desempenho positivo das medidas implantadas, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, declara que a população deve continuar tomando os cuidados para evitar o contágio. “O isolamento social é uma maneira mais eficaz de evitar a proliferação de vírus e evitar o colapso do sistema de saúde. Não é hora de relaxar. A população tem que continuar atenta ”, finalizou.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE