Campo Grande
Após decreto de Bolsonaro, prefeitura de Campo Grande libera reabertura de restaurantes, lotéricas e igrejas
Decreto do município também inclui indústrias e construção civil.
| INFORMATIVOMS / G1 MS
A prefeitura de Campo Grande libera a partir desta sexta-feira (27) com várias restrições a retomada de atividades de restaurantes, indústrias, casas lotéricas e obras da construção civil, após a quarentena para todos os segmentos, exceto os essenciais, que havia sido determinada como medida preventiva a disseminação do coronavírus há alguns dias.
A reabertura de igrejas também foi autorizada, mas a partir de segunda-feira (30). Um decreto com as autorizações foi publicado em edição extra do Diário Oficial do município nesta quinta-feira (26).
A decisão da prefeitura de flexibilizar a quarentena foi tomada depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro, editou um decreto publicado nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União, que torna as atividades religiosas e as lotéricas parte da lista de atividades e serviços considerados essenciais em meio ao combate ao novo coronavírus.
Nessa categoria, enquadram-se atividades e serviços que podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus.
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse que com a medida estava se adequando a determinação federal. Ele alertou, entretanto, que estará fazendo uma fiscalização rígida do cumprimento das determinações do decreto e alertou aos empresários que não cumprirem as normas que o alvará de funcionamento poderá ser cassado.
Em relação a outros segmentos, como o transporte coletivo, o comércio e centros comerciais, como os shoppings, ele disse que permanecem em quarentena, mas que ocorrerão reuniões nos próximos dias com representantes desses setores para uma nova avaliação.
Barreira sanitária
O prefeito também anunciou que será instalada uma barreira sanitária no aeroporto de Campo Grande. “O decreto sai amanhã. Já que nós foi impedido de fechá-lo, vamos emitir uma série de normas para todos aqueles que desembarcarem no nosso solo terem de cumprir', comentou.
Confira as exigências para cada um dos segmentos:
Restaurantes
Abertura com no máximo 30% da capacidade; higienização antes e depois da abertura; higienização dos talheres; 2 metros de distância entre mesas; todos os funcionários com EPIs para prevenção do coronavírus (luvas e máscaras); se possível, aferição da temperatura corporal com termômetro infravermelho e fixação em local visível de cuidados para a prevenção ao vírus.
Casas lotéricas
Realizar a higienização completa do local antes da abertura e depois repetir o processo de 2 em 2 horas; todos os funcionários deverão utilizar EPIs para prevenção do coronavírus (luvas e máscaras); deverão possuir equipamento com álcool em gel para higienização dos clientes; Entre os caixas deverá haver 1,5 metro de distância; Só poderão funcionar das 9h às 17h.
Igrejas
Somente poderão voltar a abrir a partir de segunda-feira (30); realizar a higienização completa do local antes e depois da sua utilização, principalmente nos locais em que seus membros assistam as missas ou cultos; respeitar o limite de lotação de 1 pessoa a cada 10 metros quadrados; manter a distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa; manter no local o oferecimento permanente de produtos para higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel; aferição da temperatura corporal com termômetro infravermelho; aqueles que se encontrem com a temperatura corporal fora do normal terão o acesso vedado; manter o local totalmente arejado, com todas as janelas e portas abertas; fixar cartazes informativos para prevenção do novo coronavírus; funcionamento dos templos e igrejas das 6h às 19h30; limite de celebrações de 2 por dia; EPIs para todos os que trabalham nas celebrações e aos que assistem que sejam fornecidas luvas e máscaras.
Indústrias
Deverão obedecer as notas técnicas do Ministério Público do Trabalho (MPT) que incluem: fornecimento do lavatório com água e sabão e orientação aos trabalhadores; manter ambientes de trabalho ventilados; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de pessoas que não trabalham no local; manter distância social em ambientes fechados de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas; avaliar implantação de turnos diferentes de trabalho; afastar e encaminhar para atendimento médico as pessoas com sintomas do coronavírus e adotar medidas alternativas que não trabalham em home office.
Construção Civil
Deverão obedecer as notas técnicas do Ministério Público do Trabalho (MPT) que incluem: fornecimento do lavatório com água e sabão e orientação aos trabalhadores; manter ambientes de trabalho que não estão a céu aberto ventilados; máquinas e ferramentas deverão ser limpas e esterilizadas antes e depois do trabalho; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de pessoas que não trabalham no canteiro de trabalho; manter distância social em ambientes fechados de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas; avaliar implantação de turnos diferentes de trabalho; afastar e encaminhar para atendimento médico as pessoas com sintomas do coronavírus, entre outras.
Confira a entrevista do prefeito ao MS-2 em que ele anunciou as medidas: