Dourados tem cinco casos suspeitos do novo coronavírus

Em Mato Grosso do Sul, são sete confirmações da doença. Todos os pacientes são de Campo Grande.

| INFORMATIVOMS / 94 FM DOURADOS


Até agora, 13 casos foram notificados em Dourados - © Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)/Agência Brasil

Boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica à reportagem da 94FM, com dados atualizados até as 17h de ontem (18), mostra que Dourados está com cinco casos suspeitos de coronavírus (Covid-19). Até agora, 13 casos foram notificados, quatro descartados e quatro excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 

Em Mato Grosso do Sul, são sete confirmações da doença. Todos os pacientes são de Campo Grande.

Desde o dia 25 de janeiro foram registradas 147 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Atualmente, 48 casos em investigação, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme a Secretaria, o último caso em MS é de homem de 47 anos, notificado em 16 de março, que teve contato com um dos casos confirmados.

Os 48 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Lacen, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e coronavírus.

Mortes no Brasil

Cinco pessoas já morreram no Brasil por causa do novo coronavírus. Quatro delas moravam em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. A última confirmação no país é de um idoso de 69 anos, morto na terça-feira (17) em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Até o momento, o Brasil confirmou 529 casos da doença. Até o momento, 240 casos foram descartados no país.

Transmissão do coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

gotículas de saliva;

espirro;

tosse;

catarro;

contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Sintomas do coronavírus

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE