Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

Ator e cineasta, que é considerado o 'pai' do terror nacional, sofria de insuficiência renal. A informação foi confirmada pela filha, Lis Marins, nesta quarta (19)

| INFORMATIVOMS / R7 / WIKIPéDIA


Foto: Divulgação

Morreu nesta quarta-feira (19), aos 83 anos, o ator e cineasta José Mojica Marins, conhecido como Zé do Caixão.

Trajetória 

José Mojica Marins Nasceu em 13 de março de 1936 (idade 83 anos), Vila Mariana, São Paulo foi um cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão brasileiro mais conhecido como Zé do Caixão, seu personagem mais famoso. É considerado o maior cineasta brasileiro de todos os tempos e "pai" do terror nacional, tendo sua obra grande importância mundial para o gênero, influênciando várias gerações.

Marins começou a fazer cinema aos 12 anos, quando ganho uma câmera do pai. Montou uma escola de interpretação e fundou, aos 17 anos, a Companhia Cinematográfica Atlas.   

Criou o personagem Zé do Caixão em 1963, após um pesadelo em que um vulto o arrastava para seu túmulo, e a primeira aparição foi no filme À Meia Noite Levarei sua Alma. Como diretor e ator, foi mais reconhecido nos Estados Unidos e Europa do que no Brasil.   

Nos anos 90, Marins apresentou o Cine Trash, na Bandeirantes, e recentemente passou a apresentar O Estranho Mundo de Zé do Caixão, no Canal Brasil.   

Dirigiu cerca de 40 filmes e atuou em 26 títulos. Foi premiado na Espanha, França e em festivais nacionais como o de Paulínia.

 

Foto: Divulgação


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE