Escola de samba de MS vai homenagear Renato Teixeira

| DOURADOSNEWS / DA REDAçãO


Foto: Divulgação

Modas, rancheiras e guarânias da música caipira brasileira conversam com o samba para homenagear o músico Renato Teixeira no enredo de 2020 da G.R.E.S. Deixa Falar, de Campo Grande. O samba-enredo da Escola, intitulado “Tocando em Frente, Sou Caipira Pirapora”, foi lançado na Capital com presença do homenageado e de outros nomes importantes da música regional.

Na adolescência, quando morava em Taubaté (SP), Renato Teixeira de Oliveira trabalhou numa rádio local ao lado de notórios conhecedores da cultura e das canções do Brasil caipira.

Teixeira muda-se para a cidade de São Paulo e, junto a amigos, mantém um estúdio de jingles publicitários. No período, ele fez parte do grupo 'Água', em companhia de vários outros musicistas eles dedicavam-se aos temas caipiras em canções gravadas sob o apuro de suas habilidades com os instrumentos musicais (violas, violões de seis e 12 cordas, baixo, flautas e percussão). 

Em 1971, lança seu primeiro trabalho solo, 'Álbum de Família', que em sua quarta faixa comenta o carnaval popular na canção 'Zé Pereira'. A faixa saúda a tradição popular e registra uma reclamação: '[...] E novamente nas ruas os bloquinhos urbanos, tão cheios de graça, onde entre dois bons violões um cavaquinho passa. Vamos buscar Zé Pereira, pra salvar o carnaval, que já não tem moreninhas, não tem mais lirismo nas tuas marchinhas'. 

Renato Teixeira entrou para o universo dos clássicos de nossa cultura quando, em 1977, Elis Regina grava 'Romaria', sucesso que entrou para a história, comovendo o público até hoje. Muito além de cultivar a música das tradições mais genuínas do Brasil, Teixeira faz os gêneros renascerem, criativos, em registros sofisticados e, ao mesmo tempo, intensamente populares. 

Sua ligação com o Mato Grosso do Sul teve início na amizade com o poeta Paulinho Simões, que constituiu sua carreira na cidade de Campo Grande, à época Estado de Mato Grosso. Simões apresentou o amigo Teixeira a seus parceiros locais.

Frequentando as cidades de Dourados e Bonito, em MS, ele compôs canções inspiradas por suas paisagens. Em Bonito, por sinal, passou o Carnaval de 2018, quando gravou a canção para a cidade no próprio hotel-fazenda onde esteve hospedado. 

Relacionar Renato Teixeira ao carnaval não é inusitado, em 2012 ele foi enredo e desfilou como destaque na Escola de Samba Acadêmicos do Chafariz, de Taubaté, que tem sua sede no bairro onde viveu. A trajetória de Teixeira envolve e dá voz às mais alegres e sensíveis tradições da cultura popular do Brasil, evoca seus lugares mais diversos, a identidade e os afetos de seu povo. A escolha do músico para o enredo de 2020 da Deixa Falar soa mais do que acertada e causará muita felicidade a todos a quem seu carnaval chegar.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE