Botafogo x Flamengo: Polícia apreende barras de ferro e taco com arame farpado de organizadas

PM interveio e evitou conflito entre torcidas do Flamengo e do Botafogo antes de clássico no estádio Nilton Santos. Nenhum torcedor foi detido por este episódio, mas quatro foram ao Jecrim por outros motivos

| GLOBOESPORTE.COM / RAPHAEL ZARKO


Taco de beisebol com arame farpado apreendido pelo Bepe antes de Botafogo x Flamengo — Foto: Reprodução

A Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu no último domingo, no local do clássico Botafogo x Flamengo, no estádio Nilton Santos, inúmeras barras de ferro e de madeira, além de um taco de beisebol com arame farpado.

De acordo com o Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe), a maior parte das armas era de membros de torcidas organizadas do Flamengo , mas também havia material dos torcedores do Botafogo. As duas torcidas se chocariam próximo ao viaduto Armando Nogueira, no Nilton Santos, mas a PM conseguiu intervir antes do encontro ficar ainda mais violento.

- Nosso serviço de inteligência observou pelas redes sociais um chamamento por por parte de duas torcidas organizadas do Flamengo que encontram-se punidas judicialmente com afastamento dos estádio por atos de violência. Em total afronta ao poder público, os mesmos (cerca de 500 pessoas) se deslocaram até as proximidades do estádio. Todos sem ingressos - disse, por mensagem o tenente-coronel Hilmar Faulhaber, do Bepe, batalhão de segurança em eventos esportivos no Rio de Janeiro.

- O acesso destes resultaria ou na invasão do estádio ou reviveriam aquele triste episódio de 19/fev/2017, chamado por eles de "volta olímpica", ocasião em que as torcidas do Flamengo conseguiram acessar o setor externo destinado a torcida do Botafogo vindo retirar a vida de um torcedor com espeto de churrasco - completou Faulhaber.

De acordo com a Polícia Militar, o material apreendido foi arremessado pelo caminho no momento dos deslocamentos da torcida, diante da reação dos policiais. Nenhum membro das organizadas do Flamengo ou do Botafogo foi detido.

Tensão nos arredores marcaram o pré-jogo

Antes da partida houve diversos relatos de confusão e não apenas perto do Estádio Nilton Santos. Ainda assim, próximo do palco do jogo da noite de domingo também houve apreensão. Cerca de uma hora antes de a bola rolar (por volta das 17h) torcedores e forças de segurança relataram tiros de arma de fogo, além de confusão e correria.

A Polícia Militar informou à reportagem que quatro homens foram detidos, mas informou que não tiveram ligação com a confusão. De acordo com as informações, um torcedor do Flamengo não respeitou a restrição ao perímetro de estádio e outros três por comércio ilegal de ingressos.

A confusão começou quando organizadas do Flamengo tentaram acessar o estádio pelo Viaduto Armando Nogueira, local que era restrito aos botafoguenses. Ciente da investida dos rubro-negros, organizada do Botafogo foi ao encontro deles, e os primeiros confrontos aconteceram entre a Rua das Oficinas e Rua José dos Reis.

O problema foi contornado cerca de 15 minutos antes de o jogo começar, quando o viaduto pelo qual a torcida do Flamengo tentou chegar ao estádio foi liberado para pedestres.

+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

+ Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE