Esportes
US Open começa com cinco tenistas com chance de ser número 1
Ranking da ATP vive disputa aberta pelo topo entre Alcaraz, Medvedev, Nadal, Ruud e Tsitsipas em momento de muito equilíbrio no circuito masculino
| GLOBOESPORTE.COM / GIBA PEREZ
O US Open de 2022 será palco de uma disputa aberta e emocionante pela posição de melhor tenista do mundo no circuito masculino. Ao todo, cinco jogadores chegam a Nova York com chance de liderar o ranking ao fim do torneio: Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Rafael Nadal , Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas . O último Grand Slam do ano começa nesta segunda - o sportv3 abre a transmissão às 12h (de Brasília).
Medvedev entra no torneio como atual campeão, líder do ranking e cabeça de chave número 1, mas, apesar de em tese ter uma chave mais fácil, é também quem tem mais pressão pois precisa defender os 2000 pontos conquistados em 2021. Se perder a final, precisa que Rafa não chegue até a semi e que o campeão não seja um dos outros três.
Descontados os pontos da temporada passada, quem tem a melhor situação é Nadal. O tenista espanhol não esteve em Flushing Meadows no último ano por conta de uma lesão e por isso não tem pontos a descartar. Para ele, basta que nenhum dos outros quatro adversários chegue à final para ser líder. Se chegar à final, o Touro Miúra só perde a liderança se perder o título para Medvedev .
Quem também depende apenas de suas forças é o jovem Alcaraz. Aos 19 anos, o tenista precisaria que Rafa não chegasse à disputa da taça, mas como eles estão na mesma chave, se enfrentam na semifinal.
Então o murciano precisa "apenas" ser o campeão para garantir que será o mais jovem líder do ranking da história da ATP . Atualmente, a marca é de Lleyton Hewitt, que alcançou o topo com 20 anos e 8 meses. Carlitos tem 19 anos e 3 meses.
Tsitsipas e Ruud já não dependem apenas de suas próprias forças para saírem como líderes do ranking mundial. Mesmo que sejam campeões, ambos só se garantem no topo se o adversário da final não for Rafael Nadal .
Um vaga na final bastaria tanto ao grego quanto ao noruguês, desde que a derrota na decisão não seja contra Carlos Alcaraz. Porém Stefanos precisaria que Nadal não chegasse até a semifinal, já Casper que ele não chegasse até as quartas.
Com tantos cenários possíveis, a promessa é de um US Open muito emocionante e uma disputa acirrada entre os principais nomes da modalidade atualmente. Você acompanha os principais jogos na tela do sportv e no globoplay, além de tempo real no ge.globo.