Fuga de presos causa demissão de ministra e prisão de agentes penitenciários

Em dezembro do ano passado, há pouco mais de um mês, a vice-ministra da Justiça, Cecilia Pérez, disse estar ciente de um suposto plano de fuga para os membros do PCC

| INFORMATIVOMS / ANTONIO COCA


foto ABC Color

A fuga em massa ocorrida na madrugada deste domingo(19) na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero causou o pedido de demissão da ministra de Justiça Cecilia Perez e a prisão de pelo menos 30 agentes e funcionários do sistema penitenciário que estavam de serviço no momento da fuga. Eles foram levados há pouco para a sede da Polícia Nacional em Assunção.
Oficialmente o governo paraguaio divulgou que 79 presos fugiram contra os 91 divulgados anteriormente. A correção foi informada pela fiscal Reinalda Palácios, depois de verificar a lista de presos por ala que era formada por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Palácios destaca que não sabe como os guardas não poderiam ter visto o movimento de prisioneiros no momento da fuga. Na apuração do caso, imagens de circuito fechado foram recolhidas e serão analisadas. Reinalda Palácios disse ainda que do número total de fugitivos, 50 estavam no último andar do Pavilhão B e 25 no térreo, onde o túnel foi escavado. As autoridades também não escondem a possibilidade de ter havido cumplicidade por parte da vigilância com os integrantes do PCC.
A autoridade classificou como “impressionante” que os guardas não tenham agido diante das imagens que tinham na frente. Ela também descreveu que, para descer do andar superior ao térreo, as pessoas precisam passar por um portão que deve estar trancado. A ironia, disse, é que, no momento da verificação do Ministério Público, o portão estava trancado.
Consta que um total de 200 sacos de terra retirada com a escavação, foram empilhados em uma das celas indicando que uma grande mobilização teve que ser realizada entre os presos. É de apenas 25 metros a distância entre o túnel e o posto de controle mais próximo, onde pelo menos um carcereiro pelo menos deveria, estar.

Alerta em dezembro

Em dezembro do ano passado, há pouco mais de um mês, a vice-ministra da Justiça, Cecilia Pérez, disse estar ciente de um suposto plano de fuga para os membros do PCC. Os dados indicaram que cerca de 80 mil dólares estavam sendo oferecidos a guardas da prisão e policiais para que os criminosos pudessem fugir. Cecília disse na época que eles estavam "reforçando a cobertura policial e militar" na prisão de Pedro Juan Caballero para evitar a fuga.
Segundo o ministério de Justiça do Paraguai muitos dos que escaparam hoje teriam participado do motim realizado na prisão de San Pedro, na qual morreram um total de 10 presos, alguns decapitados e outros devido a facadas e depois calcinados. A variação sobre o número de fugitivo, acontece devido à falta de controle do número total de presos na penitenciária.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE